sábado, 3 de novembro de 2012

Quando Hollywood manipulava imagens das estrelas

Marilyn Monroe _ abre Marilyn Monroe ajustando a sua meia durante uma pausa nas filmagens de “Quanto Mais Quente Melhor”, Humphrey Bogart andando de bicicleta pelo estúdio, Audrey Hepburn retocando os lábios no set de filmagem, Errol Flynn fumando em um iate...

À primeira vista, as fotos até que tem um tom de causalidade e mostram astros e estrelas durante a época de ouro de Hollywood em situações comuns, bem distantes do estresse das filmagens ou das imagens oficiais de divulgação.
Entretanto, todas são falsas. Muitas são montagem outras verdadeiros truques de maquiagem e luzes e poses pré-fabricdas. Esta é a Hollywood antes do Photoshop. E é exatamente isso que o livro “Hollywood Unseen” ( algo como” Hollywood Nunca Visto”) e uma exposição em Londres mostram.
São centenas de imagens distribuídas pelos produtores, desde os anos de 1920 a 1950, como se fossem fotos sem preparação prévia, capturados de forma espontânea e natural, quando na verdade elas foram metodicamente produzidas com o objetivo de vender a ideia de que atores e atrizes eram pessoas comuns, coisa que as celebridades não conseguem demostram, nem naquela época,  nem agora.
As imagens pertencem ao acervo de Jonh Kobal , um colecionador que tinha um banco de imagens com mais de 200 mil fotos de cinema. Ele morreu em 1991, aos 51 anos. A Coleção Kobal é o principal banco de imagens do mundo sobre a fantástica fábrica dos sonhos chamada Hollywood.
Marilyn Monroe Marilyn Monroe
Audrey Hepburn Burt Lancaster
Audrey Hepburn e Burt Lancaster Humphrey Bogart Humphrey BogartErrol Flynn Errol FlynnJean Harlow Jean HarlowRita Hayworth Rita Hayworth
 Lana Turner Bette Davis
Lana Turner e Bette DavisDorothy Sebastian Dorothy Sebastian e Joan CrawforRita Hayworth 1 Rita HayworthJoan Crawford, dia da independência americana Joan Crawford.