quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

As imagens noturnas da Terra nunca vistas

assinatura postNasa divulgou divulgou hoje(6) novas imagens noturnas da Terra, nos oferecendo uma visão sem precedentes do nosso planeta, que difere em seu brilho natural do criado artificialmente pelo homem nos centros urbanos.
Trata-se de uma composição de imagens foi elaborada usando fotos sem nuvens captadas pelo satélite polar orbital que monitora oceanos, atmosfera e clima (NOAA, sigla em inglês). A imagem só foi possível graças a um novo equipamento de alta resolução , conhecido pela sigla em inglês VIIRS (de "conjunto de imagens por radiometria infravermelha visível").
O instrumento é capaz de distinguir o brilho intrínseco da atmosfera noturna e também a luz de um único navio no meio do oceano. Ele utiliza filtros para observar os sinais luminosos fracos que seriam imperceptíveis do Espaço, tais como luzes da cidade, as auroras e incêndios florestais .
O satélite que captou tais imagens foi lançado ao espaço em outubro de 2011, com a missão de melhorar as previsões meteorológicas e também de entender melhor as mudanças climáticas, analisar a biosfera terrestre e o estado dos oceanos.
imagens noturnas da terra  - nasa imagens noturnas da terra  - nasa 1 imagens noturnas da terra  - nasa 3 imagens noturnas da terra  - nasa 4 imagens noturnas da terra  - nasa 5 imagens noturnas da terra  - nasa 11imagens noturnas da terra  - nasa 12imagens noturnas da terra  - nasa 13imagens noturnas da terra  - nasa 6