quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Primeira Terra fora do Sistema Solar, em 2013

planeta gemeo da terraassinatura post O primeiro planeta gêmeo da Terra fora do sistema solar será descoberto em 2013. Esta afirmação é do diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico, Abel Mendez .  Na sua opinião, quando isso ocorrer  "a humanidade vai ter que repensar o seu lugar no espaço" .
Mendez disse à revista "Space.com", que depois de anos à procura de um planeta como a Terra, os astrônomos estão muito perto de encontrá-lo.
O primeiro exoplaneta (planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol) orbitando uma estrela como o Sol foi descoberto em 1995. Desde então, mais de 800 mundos fora do nosso Sistema Solar foram observados. Além disso, ainda há alguns que estão em fase de estudo e que, no futuro próximo, os cientistas deverão confirma suas características.
Para o cientista, o telescópio espacial Kepler (da Nasa) tem sido muito importantes nesse processo. Desde o seu lançamento, em março de 2009, ele já observou mais de 2.300 potenciais planetas, mas apenas 100 deles foram confirmados até o momento.
"Nós descobrimos planetas similares em tamanho, temperatura, distância de sua estrela-mãe, mas não iguais", ressaltou Mendez. “É apenas uma questão de tempo antes que um planeta pequeno, rochoso e que esteja em uma zona habitável de uma estrela como o Sol seja descoberto”, completa o cientista.

Além disso, o cientista da Universidade de Berkeley (Califórnia) e membro da equipe da missão Kepler, Geoff Marcy, disse que "a descoberta do primeiro planeta de tamanho médio, uma órtita e um incidente estelar média adequado à a vida será anunciado em 2013". Veja abaixo vídeo com catálogo de planetas possivelmente habitáveis.