sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A verdade sobre a famosa frase de Armstrong

Neil Armstrongassinatura post A história (e ficção) está cheia de frases célebres e apócrifas repetidas “ad nauseam”, embora seu suposto criador jamais a proferiu. O caso do primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong , é uma variante um pouco mais complicada desses poderes míticos.
Por décadas se discute se Armstrong colocou ou não o artigo indefinido “a” (“um”) em sua famosa frase “a small step for (a) man, a giant leap for mankind” ("um pequeno passo para "um" homem, um salto gigante para a humanidade) antes de partir de Cabo Canaveral. Um documentário levado ao ar no último domingo (30) pela BBC parece ter dado a resposta definitiva ao enigma.
Neil Armstrong  1 Em Inglês, a ausência do artigo indefinido "a" sugere que Armstrong estava se referindo à humanidade como um todo (o homem, a  espécie humana), enquanto sua presença indicava que ele (o homem astronauta) estava dando um pequeno passo físico na Lua, mas que esse passo significava um grande salto para a humanidade.
Armstrong, que morreu há três meses, aos 83 anos, sempre sustentou que ele havia incluído o artigo “um”, embora tenha admitido em 1999 que não o ouviu na gravação talvez por problemas de estática
Neil Armstrong 110 Mas segundo o seu irmão caçula, Dean, Neil lhe mostrou a frase antes de deixar o Cabo Canaveral, na Flórida, em 20 de julho de 1969, semanas antes da missão. Por causa de uma falha na comunicação via rádio, milhões de pessoas que assistiam à televisão quando Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar na superfície da Lua nunca o escutaram pronunciar a palavra "um" antes de homem.
Neil Armstrong 12No documentário da BBC, Dean diz que certa noite pouco antes do astronauta ir para a Flórida, Neil lhe mostrou um pedaço de papel com a frase. Então, o astronauta perguntou ao irmão se estava bom. Dean respondeu que estava “fabuloso”. E lá continha o artigo "um".
Além disso, a declaração de Dean Armstrong vai contra o que Neil disse durante toda a sua vida. Ele empre manteve que criou a frase depois de pisar na Lua, enquanto esperava para deixar o módulo lunar Eagle. Entretanto, é muito estranho que isso só tenha vindo a publico depois da morte do astronauta. Fonte com G1
Neil Armstrong 13