quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Facebook, o caminho mais curto para a depressão

Facebook 10assinatura post Em um estudo anterior, viu-se que uso excessivo do Facebook pode provocar comportamento anti-social, além de problemas sérios à saúde, tanto física como mental. Agora, uma nova pesquisa diz que essa mesma rede social pode deixar seus usuários depressivos.

Segundo pesquisa realizada pelos cibersociólogos Hui-Tzu Grace Chou e Nicholas Edge, da Universidade Utah Valley (EUA), quanto mais tempo se passa no Facebook, maior é a chance de se achar que a vida dos outros é melhor que a nossa.
Isso porque a maioria das pessoas não posta a realidade de seu cotidiano quando ele não é atrativo aos demais usuários. As atualizações geralmente dão uma visão distorcidas dos fatos.
No Facebook tudo é alegria. Quase ninguém posta fatos ou  fotos tristes. Por exemplo: mesmo que uma viagem tenha sido um total fiasco, lá está uma foto que só retrata um único momento aleatório de felicidade, o que do outro lado do monitor nos leva a concluir que toda a viagem foi um sucesso absoluto, de total felicidade. Quando, na realidade, não foi assim tão maravilhosa a coisa.
Para esta pesquisa foram utilizados mais de 400 estudantes voluntários, onde foi questionado “se estavam felizes ou não com o rumo das coisas” ou “se os amigos pareciam felizes”. Outras questões abordadas foram do tipo “se a vida é justa” e “se muitos dos sues amigos têm uma vida melhor que a sua”.
A conclusão foi que quanto mais horas uma pessoa passa no Facebook, maior é a chance de achar que a vida dos outros é melhor que a sua, principalmente quando o contato é praticamente só virtual. Fonte

3 comentários:

  1. DESCULPA AMIGO. MAS DESCORDO TOTALMENTE. POIS ATRAVÉS DESTA REDE FALO COM MEUS PARENTES Q ESTÃO DO OUTRO LADO DO MUNDO, ACOMPANHO O CRESCIMENTO DOS FILHOS DA MINHA AMIGA DE INFÂNCIA Q MORA EM BRASILIA, E SÓ A VEJO UMA VEZ POR ANO. INCLUSIVE SEI NOTICIAS SUAS (Q POSTOU NO FACEBOOK) Q O CONHEÇO A BASTANTE TEMPO E NÃO MORA NA MESMA CIDADE Q A MINHA. EXISTEM EMPRESAS QUE ANTES DE CONTRATAREM PESSOAS USAM SEUS PSICÓLOGOS, QUE SÃO PROFISSIONAIS Q ESTUDARAM EXATAMENTE A PARTE PSICOLÓGICA DO SER HUMANO, PARA ANALISAR O PERFIL DE UM CANDIDATO. O QUE É INTERESSANTE, Q ME FAZ SER UMA PESSOA MELHOR GUARDO, POSTO E COMPARTILHO SIM. QUEM COMPARA AS POSTAGENS DOS OUTROS COM SUA VIDA, CONSIDERO PESSOAS FRACAS, E DEPRESSÃO SE DÁ POR MIL E UM MOTIVOS, POIS A MESMA JÁ EXISTIA, MUITO ANTES DE EXISTIR O MUNDO VIRTUAL. E PESSOAS COM ESSA TENDÊNCIA TE Q PROCURAR PROFISSIONAIS DA ÁREA PARA SE TRATAR. E LHE DIGO. SOU MUITO FELIZ EM FAZER PARTE DESTA REDE, POIS A USO CORRETAMENTE.

    Zém diz:

    Ok, Mc. É só um indicativo. Isso não quer dizer que a regra seja geral. Mas não podemos negar gue há muito de verdade nesse artigo, principalmente quando os seus usuários se distanciam de suas realidades. E isso é muito comum nas redes sociais.

    Anônimo diz:

    A verdade é que tudo d+ é veneno,a verdeira felicidade está no convivio presencial com os nossos amigos e parentes, facebook deve apenas complementar não substituir nossa vida social, digo isso por experiencia propia.

Postar um comentário