quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Um universo virtual para os cibercatólicos

cibercatolicosassinatura post Segundo o papa Bento XVI, a internet "apresenta grandes possibilidades também para a Igreja e a sua missão". Parece que nos dias atuais, quase ninguém se atreve a viver fora do mundo digital. A Igreja Católica também está atenta a esse fenômeno. Prova disso são as 5 iniciativas online para trazer a fé aos cibercatólicos espanhóis.
Peregrinação a Santiago 1. Peregrinação a Santiago sem sair do seu computador - Você não precisa mais estar fisicamente em forma ou ter dias de folga para realizar esta caminhada. Todos os domingos às 21 horas, de 20 de Janeiro até 21 de Julho, os internautas podem fazer uma etapa do Caminho de Santiago através da web evangelizaciondigital.
oracao 2. May Feelings, o Facebook da oração - Pessoas que rezam uns pelos outros mesmo que não se conheçam. Este é o espírito de May Feelings. Criada em maio de 2012, conta hoje com mais de 50 mil seguidores e recebe mais de mil pedidos de orações por dia.
Exercícios Espirituais Inacianos 3. Retiros espirituais inacianos em domicílio - Os Exercícios Espirituais Inacianos são uma sequência ordenada de meditações e contemplações. Por tradição, a pessoa retira-se de sua vida cotidiana por 30 dias para ficar em silêncio e assim dar prioridade à oração pessoal. No entanto, desde junho de 2012 esse rito pode ser seguido online pala web Centro de Espiritualidade Santo Inácio.
celebração da Eucaristia 4. Um app para seguir a Missa - Na App Store pode-se obter tudo. E até um missal (livro que contém as Missas que são celebradas durante o ano nas paróquias) para seguir a celebração da Eucaristia. Para esse fim, o sacerdote e escritor José Pedro Manglano lançou o app batizado de iMISSA. Nele, você encontra um roteiro para acompanhar a Missa, com explicações de alguns dos sinais e orações secretas do padre em telas flutuantes. Aplicativos para celulares e tablets.
Catecismo da Igreja Católica 5. Catequese em MP3 para iTunes e iPod - Novos formatos para livros clássicos, como o Catecismo da Igreja Católica. Um grupo de estudantes da Universidade de Navarra (Espanha) criou a web Arguments, que fornecem recursos para a catequese através da internet. Cerca de 150 voluntários - entre jornalistas, professores religiosos e estudantes universitários de variadas formações - trabalham neste projeto. O Catecismo dos bispos para introduzir crianças na fé católica é um dos materiais multimídia que pode ser baixado de seu site, juntamente com outros materiais, como 50 perguntas sobre Jesus, cursos para catequistas ou os próprios Evangelhos para ouvir em MP3 .