segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

VELOCIRoACH , a barata mais rápida do mundo

VELOCIRoACH - barata roboassinatura post Ela se chama VELOCIRoACH e foi apresentada há poucos dias por Duncan Haldane, da Universidade da Califórnia (EUA).  Este robô com aspecto de barata é a segunda máquina com pernas mais rápida do mundo.
Feita de papelão, ela mede 10 cm de comprimento, pesa 30 gramas,  tem 6 "pernas" e se move a uma velocidade de 2,7 metros por segundo (9 km/h). Segundo seus criadores, ela poderia ser útil para a "nossa futura colonização planetária ou para a localização de pessoas em desastres" (veja vídeo abaixo e se espante com a sua incrível velocidade).
Com um andar um pouco atarantado, a barata robótica é capaz de caminhar sobre praticamente qualquer superfície sólida. A uma velocidade de 2,7 metros por segundo, percorre um distância 26 vezes o tamanho do seu corpo em um segundo, ou seja: a VELOCIRoACH e mais rápida que uma barata biológica, que chega avançar 1,5 metro por segundo. 
LS3 - robo cachorro Embora seja a primeira de seu tamanho a atingir uma velocidade tão alta, o recorde pertence ao LS3 (Legged Squad Support System) , o Big Dog, que ainda está em fase final de testes. Desenvolvido pela Boston Dynamics, o tal cachorrão servirá para ajudar os soldados em batalha. Capaz de correr a mais de 10 km/h, ele poderá levar armas e mantimentos para as tropas, seguindo soldados sozinho ou usando o GPS para se guiar.