quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cientistas desenvolvem uma roupa que recria o sentido aracnídeo do Homem-Aranha

Homem-Aranhaassinatura post O pesquisador norte- americano Victor Mateevitsi criou uma roupa com um sentido do Homem-Aranha. O sonho de se tornar um super-herói parece estar ficando cada vez mais próximo da realidade.
Quase todo mundo conhece o personagem de Peter Parker, que se torna o Homem-Aranha depois de ser picado por uma aranha radioativa. Após este incidente, o jovem adquire grande força e agilidade, e um sentido de aranha que o avisa dos perigos potenciais antes que eles aconteçam para reagir de acordo com cada situação.
A tal roupa foi batizada pelo seu criador de “SpiderSense”.  "Quando alguém se aproxima do Homem-Aranha, ele tem uma percepção e, portanto, pode evitar o perigo. Nossa roupa usa o mesmo conceito", disse Mateevitsi.
O "SpidersSnse" é uma roupa que detecta os objetos em torno das pesssoas.  Ela tem pequenos braços robóticos com microfones que enviam e captam reflexos ultrassônicos dos objetos. Quando o ultrassom detecta alguém se aproximar do microfone, os braços respondem exercendo uma pressão crescente sobre o corpo. Os sensores estão localizados de tal forma que a roupa “percebe” objetos que nos rodeia em 60 graus.
Esta roupa poderá supor um avanço e uma ajuda para as pessoas que perderam a visão, permitindo-lhes uma maior liberdade de movimento. Ele também poderá ser útil aos ciclistas que perceberiam a aproximação de um carro e assim evitar muitos acidentes.  O projeto será apresentado na 4ª Conferência Augmented Huma, que será realizada em 7 de março, na Alemanha. Fonte