terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mercado digital de música já é alternativa à pirataria

Mercado digital de música O mercado de música gravada em termos globais cresceu 0,3% em 2012, que é o melhor resultado para o setor desde 1998. Este pequeno avanço, entretanto, só foi possível graças ao crescente desenvolvimento da música em formato digital, o que resultou no faturamento mundial de 5, 6 bilhões de dólares, valor 9% superior ao do ano de 2011e responsável por 34% do faturamento total da indústria fonográfica que chegou a 16,5 bilhões de dólares
Esses dados fazem parte do último Digital Music Report, relatório anual elaborado pela Federação Internacional da Indústria de Gravação (IFPI), e apresentado esta manhã (26) em Londres.
O IFPI tem enfatizado que estes são dados encorajadores em todo o mundo. Assinalou também que os serviços legais de música já oferecem uma alternativa atraente à pirataria. Até o início de 2011, o consumo legal de música on-line era possível apenas em 23 países. Atualmente são mais de 100. Existe hoje mais de 500 serviços legais de música em todo o mundo que oferecem aos consumidores quase 30 milhões de canções.
Os downloads legais cresceram em todo o mundo quase 12% em 2012, atingindo 4,3 milhões de canções. Como curiosidade, 2.3 bilhões de downloads foram músicas isoladas (8% a mais do que no ano anterior), enquanto 207 milhões de álbuns digitais foram vendidos (crescimento de 17%).
O relatório observa ainda que 7 dos 10 perfis com mais seguidores no Twitter pertencem a artistas do mundo da música: Lady Gaga, Justin Bieber, Katy Perry, Rihanna, Britney Spears, Taylor Swift e Shakira. No Facebook, 9 das 10 páginas que acumulam mais “gostei” também pertencem a músicos.
O álbum mais vendido em 2012 foi o “21” (Adele), com 8,3 milhões de unidades. Taylor Swift, Lana del Rey, One Direction e Pink também ocupam lugares de estaque. Quanto às músicas mais vendidas temos “Call me maybe” (Carly Rae Jepsen), con 12,5 milhões de downloadss,”Somebody that I used to know” (Gotye) com (11,8). 'Gangnam style'( PSY) e “Ai se eu te pego” (Michel Teló) ocupam respectivamente a 3ª e 4ª posições. Fonte
www.popcrush.com.br

0 comentários:

Postar um comentário