terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vencedores do Prêmio World Press Photo 2013

Faixa de Gazaassinatura post O fotógrafo sueco Paul Hansen ganhou o prêmio World Press Photo do ano de 2012, o mais importante do fotojornalismo mundial. Na imagem aparecem Suhaib Hijazi, de 2 anos, e seu irmão Muhammad, de 3, que morreram vítimas de um míssil lançado por Israel em Gaza. A foto foi tirada em 20 de novembro de 2012. Veja abaixo os demais vencedores.
Aida chora enquanto recupera Notícias Gerais: Aida chora enquanto se recupera dos ferimentos depois de a sua casa em Idib, na Síria, ter sido bombardeada. O marido e dois filhos morreram (Rodrigo Abd).
escalada de violência entre Israel e Palestina Última Hora – reportagem: Série de fotografias sobre a escalada de violência entre Israel e Palestina em novembro de 2012 (Bernat Armangue).
Série de fotografias sobre a guerra na Síria Notícias – reportagem: Série de fotografias sobre a guerra civil na Síria (Alessio Romenzi).
Jovens jogam futebol em Dulombi, Vida Quotidiana: Jovens jogam futebol em Dulombi, Guiné-Bissau (Daniel Rodrigues).

Vida Quotidiana – reportagem: Reportagem fotográfica sobre uma idosa de 71 anos que cuida do marido doente de Alzheimer em Roma, Itália (Fausto Podavini).
trabalhadora do aterro sanitário em Dandora Assuntos Atuais: Aterro sanitário em Dandora, Quénia (Micah Albert).
casais homossexuais no Vietna Assuntos Atuais – reportagem: Reportagem fotográfica sobre casais homossexuais no Vietnã (Maika Elan).
Corrida de touros na Indonésia Esporte - individua: Corrida de touros na Indonésia (Micah Albert).
clube de hipismo da República Checa Esporte - reportagem: Série de fotografias de um clube de hipismo da República Checa (Roman Vondrous).
Natureza  Ave australiana Natureza: Ave australiana (Christian Ziegler).
Natureza – reportagem Natureza – reportagem: Série de fotografias sobre o Pinguim Imperador (Paul Nicklen).
criança sobreviveu de um salto do sexto andar Retrato - Nemanja Pancic fotografou Milan Ponjiger. A criança sobreviveu depois de saltar do 6º andar de um prédio em Belgrado, Sérvia. Os pais de Milan também saltaram mas morreram. Na origem do suicídio estão os problemas econômicos que a família enfrentava.
Vítimas de violência doméstica no Irã Retrato – reportagem: Vítimas de violência doméstica no Irã (Ebrahim Noroozi).
ator Daniel Kaluuya Retrato em estúdio - O ator Daniel Kaluuya (Nadav Kander).
Retrato em estúdio reportagem Retrato em estúdio – reportagem: Stephan Vanfleteren foi até à Guiné-Conacri para retratar pacientes do navio-hospital African Mercy.