quinta-feira, 7 de março de 2013

Fim de papo: WhatsApp para Android será pago

WhatsApp 1assinatura post Milhares de pessoas (inclusive este que vos fala) descobriram estes dias que o WhatsApp é pago. Mas isso não é novidade alguma, embora possa surpreender, uma vez que ao instalar o aplicativo nos celulares com sistema operacional Android há a necessidade de se aceitar as condições do contrato. E entre elas consta o pagamento de US$ 0,99 (quase 2 reais) por ano assim que vencer o período de gratuidade.
Até há alguns dias, a instalação do WhatsApp no Android era gratuita, ao contrário do iPhone, que recebe um ano de teste gratuito. Depois desse período, o usuário tem de pagar os mesmos US$ 0,89 por ano de licença. Já no Android, o aplicativo renovava a assinatura automaticamente por períodos que iam de 3 a 6 meses.
O pedido de pagamento para continuar usando os serviços do WhatsApp já começou a aparecer nas telas de alguns dispositivos assim que aberto, com o aviso de que se tornará pago e oferece as opções "pagar agora" ou "pague depois".
Segundo o seu cofundador, Brian Acton, isso será necessário para gerar recursos financeiros com o objetivo de aperfeiçoar os serviços oferecidos, uma vez que não há exibição de anúncios no aplicativo que registrou o recorde de 18 bilhões de mensagens enviadas no último dia de 2012.

Enfim, a eterna polêmica se o WhatsApp é pago(e é) reacendeu a discussão do modelo de negócio no mundo dos aplicativos. Considerando o valor a ser pago em troca de usar o seu serviço parece razoável o pagamento do app.
Menos de 2 reais por ano equivale ao envio de 2 mensagens de texto tradicionais. Esse montante equivale a uma dose de cachça ordinária em São Paulo. Entretanto, o dilema está no fato de se pagar por um serviço que atende às necessidades dos usuários ou não, uma vez que  existe alternativas livres. Eis algumas delas.
LINE - Nos últimos tempos, este serviço se tornou o principal concorrente do WhatsApp . É compatível com a maioria dos celulares: iPhone, Android, Blackberry e Windows Phone.
Viber - Disponível para celulares iOS, Android, Windows Phone e Blackberry.  Pode-se  mandar mensagens e também fazer ligações telefônica grátis com uma qualidade de som boa.
 GroupMe. - Esta opção te permite bater papo, realizar telefonemas de voz a grupos e compartilhar imagens em Facebook . Ademais, conta com um sistema de localização para saber onde estão teus amigos. Disponível para iPhone, Android e Blackberry.
Gtalk – serviço do Google para quem conta no Gmail . Fonte