quinta-feira, 4 de abril de 2013

É o fim dos teclados: escreva mensagens no ar

sms no ar 1assinatura post Escrever mensagens de texto no celular em teclados minúsculos é uma tarefa complicada para muitos mortais. Que tal então escrever à mão livre no ar?
Pois bem, foi pensando exatamente nisso que levou cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Alemanha) a desenvolver um protótipo de uma luva capaz de reconhecer traços escritos no ar e transformá-los em um texto legível.
Sensores ligados a uma luva registram o movimento de mão e um sistema capta os sinais que são traduzidos em texto.
Segundo Christoph Amma, um dos pais da ideia, o objetivo era criar um dispositivo de interface que permitisse operar os chamados “computadores de vestir”, uma tecnologia emergente que prevê que os computadores estarão em todos os lugares, acompanhando os usuários aonde forem.
msm no ar “A luva é montada na parte de trás da mão. Ela tem sensores de movimento, acelerômetros e sensores de velocidade angular, tecnologias que podemos encontrar em telefones inteligentes modernos. Os sinais são registrados e transmitidos via Bluetooth”, diz Amma.
O programa incorpora modelos estatísticos dos padrões exclusivos de cada letra do alfabeto, e pode se adaptar às diferenças de letra individuais.
O sistema pode reconhecer frases completas, escritas em letras maiúsculas e atualmente tem um vocabulário composto por 8 mil palavras. Todas escritas à mão no ar. Esta invenção ficou em primeiro lugar no concurso Google Faculty Research Award. Com informações.