quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pin-ups, a provocação que fez Hollywood brilhar

Bunny Yeager 1_ assinatura post Há alguns dias postei aqui um artigo sobre a fantástica Bunny Yeager, a pin-up fotógrafa de pin-ups.
Mas tudo começou no final da década de 1930 e, desde então, atrizes, modelos e celebridades emprestam seus rostos e corpos para alimentar o imaginário masculino de várias gerações. Suas imagens circulavam entre os soldados norte-americanos que as penduravam nos armários dos alojamentos.
MarilynMonroe_pinup Batom vermelhor, pele branca e transmitido uma provocante ingenuidada, elas logo passaram a ser estampadas em peças publicitárias. Com elas, a indústria cinematográfica de Hollywood ganhou um toque surrealista e provocador. Ganhou brilho e malícia. Para encabeçar esta lista, não poderia ser outra senão a eterna diva e símbolo maior delas: Marilyn Monroe.
Bunny Yeager, 12 E claro, não podemos esquecer Bettie Page, a que criou a estética pin-up e copiada por tantas outras. Ela era  a preferida de Bunny (acima, foto com ambas) e a segunda no meu ranking.

Por último, não posso deixar de mencionar Dita Von Teese, uma pin-up moderna. Apesar de não fazer parte do seleto grupo de divas de Hollywood, a ex-esposa  do pop star Marylin Manson é a principal figura a manter vivo o espírito pin-up.
Betty Grable 
elaine-stewart-1950_thumb[3] Elaine Stewart 
RitaHayworth_pinup Rita Hayworth
AvaGardnerpinup Ava Gardner
AnnSheridanpinup Ann Sheridan
KeriRussellpimup Keri Russell
KristenStewartpinup
Kristen Stewart
RebeccaRomijn_pinup Rebecca Romijn
ScarlettJohansson Scarlett Johansson
KirstenDunst_pinup Kirsten Dunst