domingo, 14 de abril de 2013

Tanja Nijmeijer, uma gata da selva

Tanja Nijmeijer Ela tem 34 anos, tem mestrado em língua espanhola e é guerrilheira das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) há mais de 10 anos.

Tanja Nijmeijer 6 A holandesa Tanja Nijmeijer (veja vídeo abaixo), que atende pelos apelidos de Eillen e Alexandra, chegou à Colômbia em 1998 para ensinar inglês. Em 2002, tornou-se guerrilheira e vive acampada na selva até hoje.
 Tanja Nijmeijer - cuba Sua história tornou-se pública em 2007, quando o Exército colombiano encontrou seu diário em meio aos restos de um acampamento bombardeado, onde narrou, o tédio da vida na selva e outras particularidades do seu relacionamento como membros das Farc.
Tanja Nijmeijer - cuba 10 Tanja Nijmeijer 5 Nijmeijer é acusada nos EUA do sequestro, em 2003, de 3 empreiteiros norte-americanos, que foram libertados em uma operação das forças militares da Colômbia em 2008 juntamente com a ex-candidata à presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt.

Em novembro de 2012, o grupo guerrilheiro incluíu Tanja na segunda rodada das negociações de paz com o Governo colombiano, realizada em Cuba. Segundo a imprensa europeia, a sua participação nesse encontro é uma tentativa de passar uma imagem mais positiva dos rebeldes que continua a fazer parte da lista de organizações terroristas da União Europeia.
“É um golpe político que visa a opinião pública da União Europeia. E  também uma forma de enviar uma mensagem aos jovens, mostrando um rosto amigável", analisou Ariel Avila, um pesquisador do Instituto Novo Arco-íris (ONG de direitos humanos) e especialista no conflito colombiano.
Tanja Nijmeijer 2Tanja Nijmeijer 8 Tanja Nijmeijer 9 Tanja Nijmeijer 4 Tanja Nijmeijer- guerrilheira 11Tanja Nijmeijer- guerrilheira 10
Tanja Nijmeijer 20