quarta-feira, 15 de maio de 2013

Após retirada dos seios, mulheres postam fotos de tatuagens em rede social como forma de alerta

mastectomia - tatuagem 10assinatura post Angelina Jolie comoveu o mundo ao declarar na última terça-feira (14) que foi submetida a uma dupla mastectomia preventiva (cirurgia de retirada dos seios), em artigo publicado no New York Times (leia aqui versão reduzida em português).Só não sei dizer se foi um ato de coragem ou uma pura insanidade sem precedentes.Mas, enfim, isso é uma discussão para a sociedade médica.

Angelina Jolie O câncer de mama é uma doença assustadora, que além de trazer à tona a dualidade vida-morte, ele estigmatiza suas vítimas, pois o seios constituem símbolos do feminino, sexualidade, maternidade e beleza. A doença mata 458 mil mulheres por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
pink ribbon in woman chest Mulheres tão fortes como Jolie, mas anônimas, lutam também com a mesma tenacidade contra o estigma, quebram tabus e, sobretudo, são protagonistas de histórias reais de vida.
Este é o caso, por exemplo, de algumas mulheres que depois de se submeterem à mastectomia usaram o recurso da tatuagem para esconder as cicatrizes. Elas fazem parte de uma comunidade na rede social Pinterest (fotos no fim do artigo) e suas imagens são mais um toque de que a mulher tem de se prevenir contra a doença, com idas periódicas ao médico e exames clínicos que detectem o mal logo no início.
The Scar Project Há também aquelas que não têm qualquer pudor em mostrar suas cicatrizes para o mundo. Elas participam do The Scar Project (Projeto Cicatriz, em português), uma campanha global de prevenção da doença. E procuram através dessa ação "reconquistar a feminilidade, sexualidade, identidade e poder, após serem roubadas de uma parte importante de si mesmas", diz David Jay, fotógrafo de moda e inspirador do projeto.
.
mastectomia-tatuagem 22 mastectomia - tatuagem 4 mastectomia - tatuagem mastectomia - tatuagem 1mastectomia - tatuagem 3 mastectomia - tatuagem 6
mastectomia - tatuagem 7 Pinterest 20

0 comentários:

Postar um comentário