sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ciberladrões fazem um dos maiores roubos da história: 45 milhões de dólares em 27 países

crimes ciberneticosassinatura post Em um dos maiores assaltos a banco da história, uma rede global de cibercriminosos roubou mais de 45 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de reais) em 2 bancos do Oriente Médio, depois de invadir e ter acesso a dados confidenciais em 2 empresas de cartões de creditos, uma na Índia e outra nos EUA .

Os ciberladrões conseguiram fazer mais de 40 mil saques em caixas eletrônicas de 27 países , em 2 ações coordenadas em dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.
De acordo com as autoridades norte-americanas, os criminosos clonaram cartões de débito e sacaram o dinheiro em caixas eletrônicos usando qualquer cartão magnético, até mesmo aqueles usados para abrir porta de quarto de hotel, por exemplo.
Para se ter ideia da rapidez com que realizaram os ataques, uma das ações foi realizada em apenas 10 horas, e 40 milhões dólares (cerca de 80 milhões de reais) foram sacados de caixas eletrônicas em 24 países em 36 mil iperações.
A notícia só foi veiculada depois que a justiça norte-americana acusou formalmente 8 homens de pertencerem ao grupo de criminosos cibernéticos, na cidade de Nova Iorque.
"Em vez de armas e máscaras, essa quadrilha do crime cibernético usou laptops e a Internet. Movimentando-se com a mesma rapidez que os dados na Internet, a organização conseguiu passar dos sistemas informatizados de corporações internacionais para as ruas a cidade de Nova York, com os réus espalhando-se por Nova York para roubar milhões de dólares de centenas de caixas eletrônicos em questão de horas", disse Loretta Lynch, promotora do caso. Fonte

0 comentários:

Postar um comentário