domingo, 12 de maio de 2013

Garoto de 14 anos pode aperfeiçoar teoria de Einstein e é cotado para o Nobel de Física

Jacob Barnettassinatura post Um estudante norte-americano de 14 anos pretende criar uma versão "mais elaborada" da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Jacob Barnett tem QI de 170 pontos, 10 a mais que do criador da fórmula “E=mc2” quando tinha 26 anos.

Ele é autodidata e aprendeu sozinho cálculo, álgebra, geometria e trigonometria em apenas duas semanas. Aos 11 anos, ingressou no curso de astrofísica avançada da Universidade de Indiana e, aos 13, já estava publicando pesquisa sobre o Big Bang.
Tudo começou quando sua mãe, sem ter certeza se o filho estava falando bobagem ou era um gênio, enviou um vídeo com a sua teoria para a Universidade de Princeton (local onde o próprio Einstein fez suas pesquisas):
“Estou impressionado com o seu interesse pela física e o quanto ele aprendeu até agora. A teoria em que ele está trabalhando envolve vários dos problemas mais difíceis em astrofísica e física teórica. Quem os resolver será cotado ao Prêmio Nobel”, disse Scott Tremaine, professor de astrofísica da universidade.
Bem, Jacob, que aos 2 anos foi diagnosticado com síndrome de Asperger, um tipo de autismo, prepara agora sua tese de Phd em sistemas quânticos e pode realmente estar a caminho do Prêmio Nobel de Física. No ano passado, ele fez uma apresentação no TEDx com a temática “A importância de parar de aprender e começar a pensar” (veja vídeo abaixo). Fonte

65 comentários:

  1. admiro gente assim ainda mais tão novo

    Anônimo diz:

    Perdi as contas de quantos "SO" ele fala. Coisa irritante!

    Anônimo diz:

    Será que ele conseguirá dar continuidade ao legado de Einstein?

    Anônimo diz:

    Mais útil ke muito LEK LEK poraí...

    Anônimo diz:

    O menino é autista, sabe mais física do que departamento de fisica de muita universidade por ai com 14 anos e tem gente reclamando do jeito que ele fala. Coisa irritante viu

    Zém diz:

    E não poderia ser diferente,Wllian. O moleque é mesmo fera e as chances dele no Nobel são bem factíveis. Vamos aguardar.

    Zém diz:

    Anônimo (02:04), concordo contigo. O infeliz realmente tem um senso crítico invejável;

    Anônimo diz:

    recalque

    Anônimo diz:

    Deus conserve, é disso que estamos precisando, mais gênios.

    Acho que esse tem que levar mesmo !

    http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/

    Anônimo diz:

    Lamentavel, não terá uma infancia normal

    É a reencarnação de Einstein =P

    Anônimo diz:

    Tenho minhas dúvidas sobre esse garoto.

    Eu adoro descobrir o quanto sou oreia. Parabéns, felicidade e vida longa a ele, o mundo precisa...

    Povo ignorante. O menino só tem 14 anos e tem Síndrome de Asperger, existem pessoas com essa síndrome que nunca conseguiriam falar em público, sofreriam um ataque de pânico. Aliás, nem precisa de síndrome. Imaginem vocês aos 14 apresentando isso. Tenho certeza que o QI de quem critica é menor do que a metade do dele.

    Anônimo diz:

    Einstein tinha também um tipo de autismo, ele não conseguia pentear seus cabelos e precisava da ajuda de sua esposa para fechar os bitões da camisa, o que eles tem de facilidade com coisas complexas pra nós, algumas simples pra nós são dificeis pra eles.

    Robson diz:

    Parabéns a ele por pensar por conta própria. Se continuar a desapegar-se do conhecimento anteriormente estabelecido e usar a realidade observada e não as teorias consagradas como fundamento é realmente promissor. Sucesso!

    Anônimo diz:

    sim, o guri é um gênio, e a pessoa se irrita pelo vício de linguagem... menos!

    Michelis diz:

    Pessoas tão inteligentes com tão pouca idade precisam de acompanhamento para não sofrerem de ansiedade e depressão. Deve ser bem difícil pra ele se relacionar com as outras pessoas, tão mais burras que ele... ao mesmo tempo a competência de se relacionar em nada está vinculada a inteligência de conteúdos físico/químicos... pode ser sofrido ser um gênio!

    Huahuahuahuahua, né?

    Anônimo diz:

    This is Sheldon Cooper

    Daniel diz:

    o moleque é foda, e tem 14 anos. ta cheio de vícios na linguagem, mas eu com 23 anos ja tenho dificuldade de largar alguns, imagina um garoto de 14 anos dando uma palestra e sendo filmado. E o garoto tem um problema, problema no qual se adaptou e usou da melhor forma possível e ganhou destaque!

    Anônimo diz:

    Antes de aprender física ele tem q aprender a falar direito...

    Anônimo diz:

    recalque ²

    Anônimo diz:

    Eu aposto que você nem sequer entendeu o que ele está falando.
    Já que você está criticando o modo que ele fala, você deveria ir no lugar dele, apresentar a sua tese de Phd.

    Anônimo diz:

    Fala melhor que você aposto kkkkkk...Ele tem 14 anos, tem muito tempo pra aprender isso. é o de menos, e se não aprender nao tem problema, muitos Fodões ae nem falam direito mesmo.

    Anelise diz:

    Na verdade, eu achei que ele se manifestou muito bem, e falou numa linguagem bem explicada nesta palestra, acredito que, pelo fato dele ser um pré-adolescente, ele fala com mais simplicidade que um físico formado jamais falaria, de um jeito que até os leigos consigam compreender a plataforma de onde ele está vindo, oque ele estuda e o que quer dizer. Aplaudo de pé.

    Anônimo diz:

    O canal comunicativo não foi prejudicado. Além disso ele possui a síndrome de Asperger, então louvemos a capacidade dele expressar-se tão bem. Críticas tolas não são construtivas, meu caro. Repense seus atos. Sua consciência há de remediá-los um dia.

    Anônimo diz:

    Cada forma de autismo, geralmente, favorece um tipo de faculdade intelectual.

    Anônimo diz:

    Recalque ³

    Eu tbm fiquei com inveja dele, confesso. Ainda bem q vc, diferentemente de mim, conseguiu achar uma forma de não parecer um retardado perto deste moleque. Vai estudar a vida inteira e não vai aprender oq ele aprendeu em duas semanas!!! burrão uahauhauha

    Anônimo diz:

    Recalcado. Está com inveja por não ser tão inteligente quanto o garoto.

    esse povo tem mania de falar recalque pra tudo. Se vc for uma pessoa feia e alguem disser q vc eh feia isso seria recalque tbm? -.-''

    Força ai garoto espero que tenhas mais sucessos na tua vida.

    Força ai garoto espero que tenhas mais sucessos na tua vida.

    Força ai garoto espero que tenhas mais sucessos na tua vida.

    Anônimo diz:

    Grande garoto, estou ansioso pela premiação do Nobel. Mas o que me incomoda, é que existem milhares de pessoas no mundo (e até no Brasil) com a capacidade que este garoto tem de se questionar cientificamente destes princípios. A grande diferença é saber, como ele disse, PENSAR. Aqui no Brasil as crianças são desmotivadas a seguirem as áreas da ciência porque acham que "não vai dar dinheiro" "não quero ser professor". Ou então, achar que, por tirarem notas ruins nas áreas exatas (matemática, física, química) são considerados menos inteligentes ou burros. Os professores também menosprezam seus alunos. Não é bem assim gurizada. Todos tem seus bloqueios. No colégio eu tinha um professor de física que disse que eu era inútil e que eu ia reprovar na matéria dele. Várias vezes quase reprovei em quim, mat e física. Hoje sou .quase. formado em Engenharia Mecânica e DOU AULAS de física e matemática nas horas vagas pra ajudar a galera a passar no vestiba. Então fica a dica: Ninguém nasce um gênio. As pessoas vão evoluindo mentalmente. O problema é quando você tende a limitar-se ao que tem ao seu redor ou ao que te dão.

    para as pessoas que criticam a fala do garoto: Ele tem sindrome de Asperger... Vocês sabem o que é e no que isso implica ?
    Dificuldade na fala, problemas com o desenvolvimento motor fino, problemas de socialização, problemas de concentração er aprendizagem geral. Pessoas com Asperger se ineteressam por um unico assunto e o mundo deles vive em torno desse assunto. Quem diz ai que o menino nao tem infância, nao conhece essa Sindrome. O mundo dele é a física e é nela que ele encontra a sua felicidade e seu sentido de viver.
    Albert Einstein também tinha a sindrome de Asperger e muitos outros genios tambem.
    Parem de criticar o que nao conhecem ! A fala dele está OTIMA para quem tem essa sindrome. Conheço pessoas mais velhas do que ele com essa sindrome que nao conseguem completar uma frase direito.

    Anônimo diz:

    kkkkkkkkkkkkk inveja por não ter um QI de 170 meu querido ? vícios de linguagem todo mundo tem. deixa disso que é muito feio, o garoto é um gênio, coisa que você com sua ignorância, nunca será !

    Anônimo diz:

    pipipi... olha o recalque...

    Este comentário foi removido pelo autor.
    Juan diz:

    Nenhum dos grandes gênios teve uma vida normal.

    Anônimo diz:

    recalque faz mal sabia...

    Anônimo diz:

    Lamentável é alguém ter uma opinião tão limitada como essa. Ele visivelmente adora física, e se diverte. A infância dele não será normal, será FORMIDÁVEL!

    Anônimo diz:

    Também é sofrido ser uma pessoa normal. Todos passam por problemas e não só pessoas muito inteligentes.
    Na verdade, se relacionar com outras pessoas tem sido bem sofrido pra qualquer um que tenha o mínimo de pensamento crítico.

    Anônimo diz:

    Ok. E você que sabe falar tão bem, em que já contribuiu pra ciência?

    Anônimo diz:

    Deve ser irritante mesmo. Saber que um moleque de 14 anos sabe muito mais do que aquilo que você levará anos pra aprender, não é mesmo?

    O garoto é autista (Asperger, para ser exata) e dificuldades na interação social é algo que faz parte deste transtorno. Porém, ele superou isto e fala em público. Aí vem alguém que deve ter exímia oratória (só que não) e critica a maneira como o menino, que sim é um gênio, fala com repetições. Comentário lamentável! O garoto é um exemplo de superação (e eu falo com propriedade, pois sou mãe de um autista de 2 anos de idade, ainda não verbal, com dificuldades gigantescas na comunicação, mas que já sabe ler e tem grande afinidade com números).

    Anônimo diz:

    o Garoto não é um gênio, se algum de vcs pelo menos visse o vídeo iriam perceber que ele mesmo fala isso

    êta mundão...

    Se tudo fosse vicio de linguagem...queria eu que os garotos de 14 anos não matassem...não roubassem...e fossem no minimo inteligentes para completar o segundo grau...tenho um Autista em casa que aprendeu a nadar sozinho já ganhou medalhas...só que n se alfabetizou... P mim é um grande orgulho ver esse menino que sabe alem do ler e escrever!!! Deus perdoe esses pibres humanos que criticam esse jovem...e abençoe os que parabenizam...

    Se tudo fosse vicio de linguagem...queria eu que os garotos de 14 anos não matassem...não roubassem...e fossem no minimo inteligentes para completar o segundo grau...tenho um Autista em casa que aprendeu a nadar sozinho já ganhou medalhas...só que n se alfabetizou... P mim é um grande orgulho ver esse menino que sabe alem do ler e escrever!!! Deus perdoe esses pibres humanos que criticam esse jovem...e abençoe os que parabenizam...

    Se tudo fosse vicio de linguagem...queria eu que os garotos de 14 anos não matassem...não roubassem...e fossem no minimo inteligentes para completar o segundo grau...tenho um Autista em casa que aprendeu a nadar sozinho já ganhou medalhas...só que n se alfabetizou... P mim é um grande orgulho ver esse menino que sabe alem do ler e escrever!!! Deus perdoe esses pibres humanos que criticam esse jovem...e abençoe os que parabenizam...

    Anônimo diz:
    14 de maio de 2013 13:47

    Perdi as contas de quantos "SO" ele fala. Coisa irritante!


    velho... o quadro clínico dele não permitiria que ele estivesse sequer aprendendo, muito menos falando!!!

    admiro pessoas que conseguem se superar de tal forma.
    faça um enorme p/ si mesmo e cale essa boca escrota.

    Anônimo diz:

    porra o menino fala um monte de coisa e voce so consegue se concentrar no so?

    Enquanto alguns apenas existe outro simplesmente é...Gênio!

    O muleke falou falou mas nao disse nada, vcs sao umas antas mesmo...o mukele eh um ''bom'' ator, soh isso.

    amigo kristallnacht

    não sei se chegou a ler a matéria por completo ou só resolveu regurgitar asneiras pra si e mais alguns poucos que te dariam atenção, mas a temática da palestra é justamente: "A importância de parar de aprender e começar a pensar", e pra mim, isto ficou muito bem explicado...

    passar bem meu caro...


    e antes que erga seus culhões de novo (rsrs), só digo que me identifiquei com o garoto.

    Anônimo diz:

    Recalque^4

    Deve ser legal não entender inglês, daí você só entende o SO

    Leandro diz:

    gostei muito do que vc falou, é exatamente assim que penso também..

    Leandro diz:

    gostei muito do que vc falou, é exatamente assim que penso também..

    Renato diz:

    Alguém poderia dizer o que ele falou no vídeo?

    Anônimo diz:

    Inveja! ;)

    Renato: ele fala sobre a importância de pensar por conta própria, e cita exemplos de alguns cientistas já renomados, como Isaac Newton, etc...

Postar um comentário