domingo, 12 de maio de 2013

Garoto de 14 anos pode aperfeiçoar teoria de Einstein e é cotado para o Nobel de Física

Jacob Barnettassinatura post Um estudante norte-americano de 14 anos pretende criar uma versão "mais elaborada" da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Jacob Barnett tem QI de 170 pontos, 10 a mais que do criador da fórmula “E=mc2” quando tinha 26 anos.

Ele é autodidata e aprendeu sozinho cálculo, álgebra, geometria e trigonometria em apenas duas semanas. Aos 11 anos, ingressou no curso de astrofísica avançada da Universidade de Indiana e, aos 13, já estava publicando pesquisa sobre o Big Bang.
Tudo começou quando sua mãe, sem ter certeza se o filho estava falando bobagem ou era um gênio, enviou um vídeo com a sua teoria para a Universidade de Princeton (local onde o próprio Einstein fez suas pesquisas):
“Estou impressionado com o seu interesse pela física e o quanto ele aprendeu até agora. A teoria em que ele está trabalhando envolve vários dos problemas mais difíceis em astrofísica e física teórica. Quem os resolver será cotado ao Prêmio Nobel”, disse Scott Tremaine, professor de astrofísica da universidade.
Bem, Jacob, que aos 2 anos foi diagnosticado com síndrome de Asperger, um tipo de autismo, prepara agora sua tese de Phd em sistemas quânticos e pode realmente estar a caminho do Prêmio Nobel de Física. No ano passado, ele fez uma apresentação no TEDx com a temática “A importância de parar de aprender e começar a pensar” (veja vídeo abaixo). Fonte