quinta-feira, 27 de junho de 2013

A menopausa é culpa dos homens, diz cientista

Menopausa A preferência masculina por mulheres mais jovens pode ter provocado o fenômeno da menopausa. Quem afirma isso é o especialista em genética evolutiva Rama Singh, professor da Universidade McMaster, em Ontário (Canadá).

Segundo Singh, o número decrescente de parceiros homens para mulheres mais velhas, uma vez que muitos homens mais velhos procuram mulheres mais jovens, fez com que a mulher deixasse de reproduzir depois de uma determinada idade. Resultado: chega a menopausa.
"Se as mulheres mantivessem a reprodução e não houvesse uma preferência desfavorável relativamente às mulheres mais velhas, elas poderiam reproduzir tal como os homens, por toda a vida", disse Singh.
Embora a afirmação tenha assombrado alguns, nem todos os especialistas foram convencidos por Singh, que questionaram porque a menopausa parece ser sobretudo um fenômeno humano.
"Não posso concordar com a teoria apresentada", afirmou Steven Goldstein, professor de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova York.
"Há outros primatas que passam pela menopausa, embora a expectativa de vida após a menopausa seja extremamente limitada", afirmou Goldstein, que não participou da pesquisa.
"Em 1850, a idade média da menopausa para as mulheres era aos 46 anos e expectativa média de vida era de 50, mais ou menos similar à dos chimpanzés e gorilas", acrescentou Goldstein. O artigo foi publicado na revista científica PLOS Computational Biology. (Com AFP)