sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pelé deveria ter calado a boca sobre manifestações

pelépost Ele é o Embaixador da Copa do Mundo de 2014, mas está muito mal informado sobre as manifestações que mobilizou mais de 1 milhão de jovens em mais de 80 cidades brasileiras.

O Rei o Futebol foi, no mínimo ingênuo, ao pedir nesta quarta-feira (19) para os brasileiros deixarem de lado as manifestações para apoiar a seleção brasileira na Copa das Confederações.
“Vamos esquecer toda essa confusão (?) que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue. Não vamos vaiar, vamos apoiar até o final. Vou pedir aos brasileiros, mais uma vez, que não confundam as coisas”, disse Pelé em um vídeo (veja abaixo) produzido pela TV Tribuna, afiliada da Globo em Santos, ao ver nos estádios, por exemplo, vários cartazes que diziam: “melhor um bom hospital que um gol da seleção” .
Oras, bolas. Parece-me que Pelé mais uma vez disse bobagem sem ter a menor ideia do seu pronunciamento. Repito aqui o que disse uma vez Romário sobre o ex-jogador. “Ele calado é um poeta”. E desta vez deveria ter ficado calado.
Caro Edson Arantes do Nascimento, as manifestações (que você taxou equivocadamente de “confusão”) não são contra a seleção nacional e muito menos contra o futebol. Elas vão mais além.
Alguém deveria ter te avisado que se trata de um protesto (mais uma vez: não é confusão), que entre outras coisas, se coloca contra a corrupção que está comendo solta na construção e reformas de estádios para a Copa de 2014, o desperdício de dinheiro publico de forma generalizada e a impunidade dos ladrões do erário público.
Legal você ter recuado logo em seguida e ter se dirigido aos seus mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais: “Por favor, não me entendam mal. Estou 100% de acordo com o movimento (agora sim, você acertou) pela justiça no Brasil. Sempre lutei contra a corrupção” (não tenho certeza disso). Mas isso não te redime em nada. Tenho certeza que alguém soprou isso nos seus ouvidos, porque o que você disse pegou muito mal perante a opinião pública. E você sempre quer estar bem com todos, não é verdade. E não importa quem sejam esses "todos". 
Enfim, caro Edson Arantes do Nascimento, mais uma vez você perdeu a oportunidade de ser um poeta. Deveria ter calado a sua boca. Vai abaixo alguns dos cartazes que você não viu (ou não quis ver).
cartazes - copa das conferações cartazes - copa das conferações 1 cartazes - copa das conferações3 cartazes - copa das conferações 2