quinta-feira, 20 de junho de 2013

Você sabia que a Wikipedia é escrita por robôs?

Wikipedia 0 robotpost Este artigo foi escrito por uma pessoa de carne e osso. Mas, se você navegar pelas páginas da versão sueca da Wikipedia poderá encontrar textos escritos diretamente por um robô.

Quase a metade das publicações nesta plataforma são escritas por  softwares conhecidos como bots. Eles vasculham a web em busca de dados e geram artigos adaptados ao formato da Wikipedia. Contudo, a maioria dos usuários mostra-se descontente com este processo, uma vez que os robôs estão cada vez mais substituindo os editores desta enciclopédia.
Segundo a Wikipedia, alguns colaboradores estão autorizados a usar as contas de usuários marcados como bots.  Estas contas são utilizadas com o objetivo de rodar no sistema programas, cuja função é simplificar ou automatizar totalmente a realização de tarefas, como por exemplo, publicar páginas em outros idiomas e corrigir eventuais erros.
A polêmica surgiu depois que a Wikipedia sueca  anunciou, na semana passada,  ter atingido um milhão de artigos publicados com o texto sobre a mariposa Erysichton Elaborata, escrito por um robô chamado "Lsjbot". Desse total, quase a metade foi produzido por robôs.
No caso específico deste artigo, o texto dá conta apenas da existência desta espécie, sem mencionar outros detalhes, como por exemplo, o seu habitat ou local de origem.Fonte