quarta-feira, 24 de julho de 2013

A gigante flor-cadáver, a mais fedorenta do mundo

flor cadáver 00post Esta gigantesca planta é chamada de Titan Arum, mas é mais conhecida popularmente como  "flor-cadáver" devido ao terrível odor que exala, muito semelhante ao de carne podre . Sua floração é fedida, mas resulta em um grande espetáculo que só acontece a cada 7 anos.

O último acaba de ocorrer no Jardim Botânico de Washington DC, onde milhares de visitantes testemunharam o evento.  Ela mede 2,4 metros de altura e é considerado o maior exemplar já visto nos EUA.
A flor começou a desabrochar na tarde de domingo (21), com um odor tão forte que os turista tiveram que cobrir seus narizes. Desde que começou a brotar em 11 de julho, a “flor-cadáver” já atraiu mais de 120 mil pessoas, uma décima parte do número de visitantes que recebe anualmente.
A planta é originária das florestas tropicais do Sumatra (Indonésia), onde está em perigo de extinção por causa do desmatamento, e pode chegar a 3,5 metros de altura. O cheiro de carne podre é para atrair insetos polinizadores, como besouros, cruciais para a sua sobrevivência em estado selvagem.
flor cadáver 1 flor cadáver 2 flor cadáver 3 flor cadáver flor-cadáver 11flor-cadáver 9flor-cadáver 10

2 comentários:

  1. So para Lembrar em Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Brumadinho existe um
    Museu Arte Contemporânea e Jardim Botanico, chamado Inhotim e tem uma flor dessa.

    http://www.inhotim.org.br/index.php/p/v/199

    Anônimo diz:

    É uma flor que exala um ótimo perfume!!!!!!!

Postar um comentário