domingo, 28 de julho de 2013

Da ficção a realidade: Google Android está trabalhando em um tradutor universal de voz

tradutor de voz em tempo realpost O Google oferece há algum tempo seu software “translator” como ferramenta não muito confiável para traduzir textos em uma ampla variedade de línguas, incluindo o latim.

Mas agora o Google quer ir mais longe e, conforme declaração do vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google Android, Hugo Barra, a empresa está trabalhando na construção de um tradutor de voz em tempo real para smartphones Android, mas que poderá chegar ao Google Glass futuramente.
Segundo Barra, o novo tradutor universal conseguirá quase 100% de precisão nos resultados, dependendo da complexidade da língua. Por exemplo, a tradução português/inglês é a mais bem sucedida.
Yoda O sistema atual usa um método estatístico pra traduzir em vez de regras gramaticais. Assim, o texto traduzido muitas vezes pode parecer não ter muito sentido. Somado a isso, temos um dos maiores problemas para traduzir em tempo real: a diferença de sintaxe ou a ordem das palavras de uma língua para outra.
C3PO “Superadas essas questões, poderemos chegar a um tradutor vocal em tempo real eficiente. Embora a tradução verbal em tempo real tenha sido vista na ficção científica a décadas, ainda estamos a anos de distância de nos aproximar desse nível. Porém, já temos protótipos ‘quase perfeitos’ para idiomas específicos como, por exemplo, do inglês para o português. A reprodução da voz será mais próxima do Yoda do que do C3PO ”, assinala Hugo Barra. Fontes: aqui e aqui.
peixe de Babel
Original  do "Peixe de Babel", como imaginado por Douglas Adams em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
O “Guia do Mochileiro das Galáxias” é uma série de ficção científica criada por Douglas Adams, originalmente um programa transmitido pela rádio britânica BBC, em 1978, e adpatada posteriormente para outros formatos como a série de cinco livros, e o filme de 2005.Na série, o "Peixe de Babel" é uma criatura que se introduzida no ouvido faz com que se entenda todas as línguas do Universo.