quarta-feira, 10 de julho de 2013

Eis alguns mitos sobre estilo de vida saudável

vida saudavelpost Nunca esteve tão presente no nosso cotidiano a discussão sobre como conseguir o corpo perfeito. E é por essas e outras, que inúmeros mitos sobre exercícios físicos e dietas correm soltos por aí, principalmente vindos das bocas de celebridade.

Com certeza você já deve ter ouvido falar de alguns deles na televisão,  academia ou em qualquer outro canto. Entretanto, devemos agir com muita cautela, pois essas crenças podem acabar detonando a sua saúde em vez de te dar um copo saudável.
O melhor a fazer é procurar orientação médica e depois escolher uma boa academia antes de se propor a fazer exercícios de forma regular. Somente assim estará preservando a sua saúde e integridade física.
Assim, vai abaixo uma lista com 8 tópicos sobre algumas mentiras que circulam por aí sobre a prática de exercícios físicos e vida saudável.
bebendo agua Beber 2 litros de água por dia - Não é verdade. Não há uma resposta certa sobre a quantidade de água se deve beber. Depende do indivíduo, de seu estilo de vida e dos exercícios físicos realizados, pois algumas pessoas precisam mais de 2 litros por dia.
A ingestão de líquidos provavelmente esta correta quando se bebe o suficiente para raramente sentir sede e sua urina esteja cor amarela clara ou incolor. Em suma, não há como estabelecer essa quantidade como padrão. Qualquer dúvida, procure um médico.
suor Mais suor = melhor treinamento - É uma ilusão. Suar muito pode ser um indicativo de que você está fazendo muitos exercícios, mas para queimar calorias seus músculos precisam fazer um maior esforço, o coração deve bater mais rápido e a respiração deve acelerar também.
O que acontece quando a balança mostra que perdemos peso no final de cada treino? A princípio, se perde peso porque se perdeu líquido, mas ao repor o líquido perdido o peso volta novamente.
peso leve Levantar pesos leves  - É o que dizem às mulheres para não ficarem musculosas. O tamanho dos pesos não importa, já que a maioria das mulheres não tem os hormônios ou massa muscular necessárias para obter  músculos muito grandes.
Para aumentara massa muscular, as mulheres precisam treinar pesado e ingerir quantidades enormes  de calorias para conquistar um corpo forte e musculoso.
Embora alguns monitores de academias recomendem realizar muitas repetições com peso leve, outros acreditam que a melhor solução para a tonificação é fazer exercícios com mais peso até obter fadiga muscular, mas sem ultrapassar a 15 repetições por série.
Suar elimina toxinas Suar elimina toxinas - Apesar de o suor eliminar certas toxinas do corpo, a verdade é que se trata de apenas 1% do total. A principal função do suor é a de regular a temperatura corporal.  Mas é importante fazer exercícios para se ter uma vida mais saudável e se sentir bem, mas nunca para eliminar as toxinas do organismo.
Abdominal Abdominal para perder barriga - Quanto a este tópico, há muito tempo o  mito foi derrubado. Os exercícios abdominais não contribuem para a perda de gordura localizada. Com exercícios apropriados pode-se apenas  fortalecer a musculatura da região, mas se não houver perda de gordura corporal como um todo nem você,  nem ninguém poderá ter o abdômen definido.
Agora, se você realmente quer fazer algo pelo seu abdômen, mude seus hábitos alimentares com uma adieta equilibrada. A melhor abdominal está na cozinha. Procure orientação de um nutricionista antes de escolher a academia, caso seja essa a sua obsessão. 
pedalar- Pedalar para ganhar músculos - A primeira coisa a se considerar é que pedalar é uma atividade cardiovascular, não é um exercício baseado na força. Para aumentar a massa muscular, o que se tem a fazer é aumentar a resistência na bicicleta.
Pilates Pilates/ioga para alongar músculos – Outra mentira gigantesca. Embora muitas pessoas se sintam “compridas” e mais magras após uma sessão de pilates ou ioga, é fisicamente impossível alongar os músculos. Isso só é possível com cirurgia. A prática de pilates é benéfica para melhorar a flexibilidade e dar uma postura correta, mas não para alongar os músculos.
glúten Alimentos sem glúten – De tempos para cá, muito tem se falado sobre a milagrosa dieta sem glúten de alguns famosos. O que não é verdade.
O glúten é uma substância muito importante para o corpo humano e por isso não deve ser cortada por causa de dietas malucas, especialmente porque nunca foi provado cientificamente que uma alimentação sem glúten tenha algum resultado na balança.
Dispensar o glúten da sua alimentação é uma medida drástica que só deve ser tomada somente em caso de necessidade médica. Algumas pessoas acreditam que o glúten altera alguns hormônios e por isso preferem deixá-lo de fora da sua alimentação. Mas isso é só um mito.
Enfim, se e você não é alérgico a alimentos com glúten, os especialistas recomendam guardar o seu rico dinheiro (os alimentos sem glúten são mais caros que os “normais”) e seguir uma dieta saudável e equilibrada.
A atividade física é super-recomendárvel para se ter um estilo de vida saudável, mas é bom sempre ficar alerta quanto às mentiras que rolam por aí. Precavenha-se.  Fonte