terça-feira, 16 de julho de 2013

A sonda Mars Express faz uma fantástica viagem sobre o maior cânion do Sistema Solar

Planeta Marte 1post A sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) captou imagens fantásticas em Marte do maior cânion já descoberto do Sistema Solar, conhecido como Valles Marineris. Tem 4000 km de comprimento, 200 km de largura e 10 km de profundidade.

sonda  Mars Express A ESA fez um filme (veja no final do artitgo) com imagens da sonda, onde se pode ver as planícies que separam os vales, penhascos, desfiladeiros marcados pelos deslizamentos de terra, e segue pelo rugoso assoalho do vale.
Em algumas partes do vale, a sonda detectou minerais compostos por água, sugerindo que significantes quantidades de água possam ter fluído ali em algum momento na história do planeta.
Tharsis - Marte O Valles Marineris também está ligado à região vulcânica de Tharsis(foto acima), que alberga o Monte Olimpo (foto abaixo). Durante os períodos de intensa atividade vulcânica, toda a região sofreu uma enorme pressão do interiro para a superfície, gerando uma grande tensão, gerando grandes tensões na crosta.
Monte Olimpo - Marte Incapaz de sustentar as tensões, a crosta se rompeu e abriu desfiladeiros que são encontrados ao longo de todo o Valles Marineris.
Valles Marineris - MarteValles Marineris - Marte 1 Valles Marineris - marte 3 
Astrônomo descobriu nova lua de Netuno
nova lua de Netuno Um astrônomo que estudava imagens de arquivo de Netuno feitas pelo telescópio espacial Hubble localizou a 14ª lua na órbita do planeta. Esse satélite tem um diâmetro estimado em apenas 20 quilômetros e orbita Netuno a uma distância de 105,3 mil quilômetros.