quarta-feira, 21 de agosto de 2013

5 canções para lembrar a trajetória de Robert Plant

led-zeppelin-robert-plantpost Sir Robert Anthony Plant é uma das vozes mais emblemáticas da história do rock and roll, daquelas que ainda ressoa vigorosamente nos corações e mentes de milhões de pessoas em todo o mundo.

Robert Plant 1 Uma das almas (sim, o Led Zeppelin tem várias almas) da banda de rock mais icônica e revolucionária de todos os tempos, Plant participou da Band Of Joy (entre 1965 e 1968 e depois entre 1977 e 1983), banda que contava na primeira formação com baterista John Bonham.
ROBERT PLANT O Of Joy não emplacou e o vocalista, com 20 anos na época, foi convidado por Jimmy Page (Yardbirds) para a formação de uma nova banda. Daí pra frente, qualquer amante do rock’n’roll conhece a história. Vamos então às 5 canções .
“Rock’n’roll”
Tenho certeza que todos os dias, alguém em algum canto do mundo compõe uma canção dedicada ao rock, mas nenhuma concentra de maneira certeira o espírito incendiário do gênero. É simplesmente rock ‘n' roll!
“Stairway to Heaven”
Uma das primeiras músicas que qualquer aspirante a guitarrista de rock tem de aprender. Além de ser uma das canções mais polêmicas, ela é uma das obras primas do século 20.
“Burning down one side”
Pertence ao seu primeiro disco solo (“Pictures at Eleven”, 1982). Esta canção mantém todo o peso da sua banda-mãe.
“Rich woman”
Formando dupla com Alison Krauss, gravou em 2009 o álbum "Raising Sand". Trabalho com o qual faturou 5 Grammy: melhor disco do ano, disco de folk contemporâneo, gravação do ano ("Please Read the Letter"), melhor colaboração country com vocais ( "Killing the Blues") e melhor colaboração pop com vocais ("Rich Woman").
“Angel Dance”
Em 2010, Plant resolve refundar a “Band of Joy” e lança o álbum homônimo com o tema estrelar: “Angel Dance”.