quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Não é uma simples tatuagem: é obra de arte na pele

A criação de Adão, de Michelangelotatuagens de obras de arte 1post Fiz uma ampla pesquisa na internet sobre a origem da tatuagem, mas não encontrei consenso. Cada pesquisador conta a sua história e as fontes são imprecisas. Uma das interseções entre elas é a de que o ser humano sempre ornamentou o corpo, seja por motivos estéticos, culturais, religiosos ou bélicos, bem antes mesmo das paredes serem utilizadas como expressão artística.

Outro ponto comum que encontrei é o de que até há pouco tempo a tatuagem era sinônimo de marginalidade. Detentos tatuavam seus corpos com símbolos que determinava o seu histórico criminoso e o grau de hierarquia dentro da prisão, para estabelecer quem manda e quem obedece. Eram tatuagens bem toscas.
Nos anos de 1960 e 70, elas ganharam outro status. Integrantes do Movimento Pacifista, os hippies, começaram a tatuar o corpo como forma de protesto. Mas eles ainda não eram bem vista pela sociedade. De alguma forma, era algo marginal.
Nos dias atuais, entretanto, elas deixam no passado qualquer símbolo de marginalidade ou rebeldia para se tornar algo fashion. Rabiscar o corpo tornou-se moderno, atitude de pessoas descoladas, mas ainda é vista com certo preconceito pelos mais conservadores, principalmente em determinadas profissões mais burocrática.
Mas, enfim, a tatuagem está, entre celebridades, artistas, desportistas e entre pessoas comuns, independentemente da classe social, faixa-etária e tribo urbana, cada qual a sua maneira e estilo de vida.
E que tal transpor para a pele uma tela de um pintor famoso. É isso que muitos estão fazendo. Vamos lá então. Imagens retiradas do portal BuzzFeed. Confira.
A criação de Adão, de Michelangelo 2 "A criação de Adão", Michelangelo
Monalisa Monalisa”, Leonardo da Vinci
Roy Lichtenstein Roy Lichtenstein
dali “Elefantes", Salvador Dalí
Marilyn,” by Andy Warhol "Marilyn",  Andy Warhol
Banksy Banksy
A grande onda de Kanagawa, de Hokusai "A grande onda de Kanagawa", Hokusai
O espelho falso, de René Magritte "O espelho falso", René Magritte
A tempestade no mar da Galileia, de Rembrant "A tempestade no mar da Galileia", de Rembrant - este foi um dos quadros roubados do Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston, nos Estados Unidos, que está entre um dos maiores roubos de arte da história
Isto não é um cachimbo -  René Magritte "Isto não é um cachimbo", René Magritte
A menina do balão vermelho, de Banksy "A menina do balão vermelho", Banksy
"Faça arte, nãoMake Art Not War,” by Shepard Fairey guerra", Shepard Fairey
Garota suicída, de Banksy "Garota suicída", Banksy
A persistência da memória, de Salvador Dalí “A persistência da memória”, Salvador Dalí
Jackson Pollock Jackson Pollock
The Scream, Edvard Munsch “O Grito”, Edvard Munsch
The Night Cafe,” by Vincent van Gogh “A Noite no Café”, Vincent van Gogh
Chanteur,” by Joan Miró “Chanteur”, Joan Miró
Sweet Dreams Baby!” by Roy Lichtenstein “Sweet Dreams Baby!”, Roy Lichtenstein
Marcel Duchamp Marcel Duchamp
Pablo Picasso 1 Pablo Picasso

0 comentários:

Postar um comentário