sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Eis as pesquisas mais absurdas. É o Ig Nobel 2013

ig nobel 2023 apost Uma pesquisa que estudou o efeito da ópera em camundongos com coração transplantado, outra que abriu o caminho para “criação” de cebola que não fazem chorar ou uma que mostra como um tipo de besouro de esterco pode se orientar observando a posição da Via láctea, são alguns dos vencedores do Ig Nobel 2013.

O Ig Nobel é organizado há 23 anos pela revista de humor Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), e tem como objetivo contemplar pesquisas que não deveriam ter sido feitas e que não podem ou não devem ser repetidas.
O evento é uma paródia do consagrado prêmio Nobel e elege as pesquisas mais inusitadas e bizarra. Só são premiadas pesquisas verdadeiras e que tenham sido publicadas. Veja abaixo detalhes dos vencedores deste ano.
opera O prêmio de medicina foi para um estudo que avalia o efeito de ouvir ópera em camundongos que passam por transplantes cardíacos. O estudo foi realizado pelo professor japonês Masanori Niimi, da Universidade Teikyo, e concluiu que os ratos que ouviram óperas de Verdi e Mozart sobreviveram entre 20 e 26 dias a mais depois de transplantados que os demais exemplares.
cebolas O vencedor do prêmio de química foi um grupo de pesquisadores da industria japonesa de alimentos  House Foods, que mostrou que o processo químico que leva as pessoas a chorarem quando cortam cebolas é mais complexo do que se imagina. Este estudo pode abrir as portas para a “criação” de cebolas que não fazem chorar.
besouro de esterco A vencedora em biologia e astronomia foi uma pesquisa sobre o besouro de esterco, que se orienta durante a noite observando a Via Láctea. Este fabtástico estudo foi realizado por Mari Dracke, Emily Bard, Marcus Byrne, Clarke Scholtz e Eric Warrant, que trabalham na Suécia, Austrália, África do Sul, Reino Unido e Alemanha.
aviao A categoria de engenharia de segurança teve como vencedor Gustano Pizzo (já falecido). Ele inventou um sistema em que um sequestrador de avião cai por um alçapão dentro de um compartimento em que é "embalado" e ejetado com um paraquedas para que seja detido quando chegar ao solo.
bebado O prêmio de psicologia foi para o estudo que diz que pessoas que pensam estar bêbadas também acham que são mais atraentes. A autoria é dos franceses Laurent Bègue, Oulmann Zerhouni, Baptiste Subra e Medhi Ourabah, além do americano Brad Bushman.
lua Já o vencedor do prêmio de física foi para uns pesquisadores da Universidade de Milão, Segundo eles, algumas pessoas seriam capazes de andar sobre uma superfície de água, desde de que seja  na Lua.
musaranho O estudo em que um musaranho (mamífero parecido com um rato, mas que não é roedor) foi parcialmente cozido, depois engolido por uma pessoa para estudar quais de seus ossos seriam dissolvidos pelo sistema digestivo humano aturou o Ig Nobel de biologia. Os responsáveis por esta notável experiência são: Brian Crandall, dos EUA, e Peter Stahl, do Canadá.
vacas Por fazer duas descobertas relacionadas equipe fatura o prêmio de probabilidade. A primeira assegura que quanto mais tempo uma vaca fica deitada, maior é a probabilidade de que a vaca vai se levantar logo; e, segunda, que, uma vez que uma vaca se levanta, você não pode facilmente prever em quanto tempo a vaca vai se deitar novamente. Participaram do estudo:- Bert Tolkamp (Reino Unido, Holanda), Marie Haskell (Reino Unido), Fritha Langford (Reino Unido, Canadá), David Roberts (Reino Unido) e Colin Morgan (Reino Unido).
Alexander Lukashenko Finalmente, o vencedor do Ig Nobel da paz foi o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, por tornar ilegal aplausos em público e, em seguida, prender um homem que só tem um braço sob a acusação de violar essa regra.

1 comentários:

  1. Tem maluco para tudo !


    http://www.lugarcertoimoveis.com.br

Postar um comentário