sexta-feira, 4 de outubro de 2013

As páginas web mais visitadas do mundo

Era dos  impérios da Internet Clique na imagem para vê-la ampliada.
post Os pesquisadores Mark Graham e Stefano De Sabbata, da Information Geographies de Oxford,  fizeram um mapa que indica quais são os sites mais visitados por país. Chamado de “Age of internet empires” (algo como “Era dos impérios da Internet), o mapa mostra que Google e Facebook são os preferidos nas Américas e Europa.
Entretanto, a situação é muito mais complexa e interessante na Ásia, onde as páginas locais conseguiram resistir e vencer os grandes impérios tecnológicos norte-americanos.

Na China, por exemplo, a página mais visitada é o Baidu , o "Google chinês".  Trata-se de um serviço de busca de conteúdo chinês oferecido a seus cidadãos, ou seja, a maior população de internet do planeta . O Baidu também está presente na Coréia do Sul, batendo o Google, o Facebook e o serviço de busca norte-coreano Naver.
Há outras regiões em que tanto o Facebook como Google saem perdendo. Este é o caso do Japão, onde o grande líder é curiosamente o Yahoo!Japão. O mesmo fenômeno acontece em Taiwan.
Nos territórios palestinos, por exemplo, o mais visitado é o site do jornal local "Al-Watan Voice’, enquanto o serviço de correio eletrônico  Mail.ru é o mais utilizado no Cazaquistão.
Já na Bielorrússia a rede social VK é o mais popular , enquanto serviço de busca  Yandex  é o mais utilizado na Rússia. Em países como Cuba e Zimbábue os dados não são fornecidos.