terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alguns fatos sobre a Cientologia, a seita dos famosos

cientologia - logopost Desde que o ator Tom Cruise revelou ser seguidor da Cientologia e propagou a seita pelo mundo, muitas pessoas fazem a mesma pergunta: o que é Cientologia?
Tom Cruise - scientology Segundo especialistas, a Cientologia é uma seita que prega a força do pensamento, a reencarnação e o domínio da Terra pelos mais de 5 milhões de seguidores, que acreditam na origem extraterrestre dos seres humanos. Já os críticos dizem que esse número não passa de 150 mil, distribuídos em 159 países.  
A seita foi criada pelo escritor de ficção Lafayette Ronald Hubbard, em 1954. Segundo seus preceitos, o homem deve buscar a limpeza da alma, da mente e, como consequência, a sua própria evolução. Defendem uma série de práticas que, teoricamente,  conduzem ao auto-aperfeiçoamento e à busca da felicidade.  (veja mais detalhes aqui).
De gente famosa no Brasil, apenas Mônica Buonfiglio, escritora esotérica,  aderiu à seita. Aqui , o número de seguidores não passa de 200.
Vai abaixo alguns fatos pouco conhecidos sobre essa controversa seita (em alguns países ela é reconhecida com religião, em outros não).
Lafayette Ronald Hubbard -Entre os seus seguidores famosos confessos encontramos, além de Tom Cruise, John Travolta, Beck, Juliette Lewis, Lisa Marie Presley, Kristie Alley e Erika Christensen. Paul Haggis, o diretor “Crash” , abandonou a Cientologia por desacordo com o apoio da seita à legalização do casamento gay. Will Smith tem negado em várias ocasiões a sua ligação à Cientologia, mas faz incansáveis elogios a ela.
- Uma das formas preferidas de mostrar o seu poder é através de aquisições imobiliárias multimilionárias. A Cientologia é proprietária de vários edifícios históricos em Hollywood (mais do que qualquer outra entidade), além das suntuosas sedes em vários países. A seita é acusada por muitos de ter um caráter mais comercial que espiritual.
- Muitos membros antigos confirmaram que a Cientologia aplica uma política de "desconexão". Traduzindo, obriga os seus seguidores a se separar dos seus familiares de outras religiões.
Hollywood - A relação com Hollywood vem de longe, desde a fundação da seita, em 1955. Muitos jovens atores chegavam à Cientologia através de um professor de interpretação, Milton Katselas, que deu aulas a George Clooney e  a Michelle Pfeiffer, e que recrutava alunos para a religião.
- Os seus seguidores são divididos em vários níveis. Para ser “promovido” é preciso frequentar seminários ou se submeter a sessões de "auditoria", uma espécie de interrogatórios mediante pagamento. David S. Touretzky, um professor da Universidade de Carneggie Mellon que investigou a fundo a igreja, assegura que chegar aos s níveis mais elevados dentro da instituição pode custar, no mínimo, meio milhão de dólares. A Cientologia nega e garante que os cursos estão disponíveis desde 50 dólares.
-Quem ingressa na Cientologia, o que pode acontecer a partir dos sete anos, compromete-se por bilhões de anos.
Brooke Shields -Para os “cientólogos”, a culpada do holocausto foi a psiquiatria, ramo da Medicina que condenam abertamente. O próprio Tom Cruise atacou Brooke Shields por ela  ter contado que sofreu de depressão pós-parto e que a superou, em parte, graças a medicação.
-Só os membros mais elevados da organização têm acesso a documentos privados, escritos pelo próprio fundador da Cientologia, Ron. L. Hubbard, que explica, entre outras coisas, a história de Xenu, um "ditador intergalático" que, há 75 milhões de anos teria exterminado bilhões de seres, e cuja "essência" que ainda vaga na Terra seria a origem de muito males. Publicamente, a Cientologia nega a história.
- Em 2009, a Cientologia tornou-se a primeira grande organização a ser proibida de intervir na Wikipedia, depois de passar anos alterando todas as entradas com referência a esta seita.

Alguns ensinamentos curiosos:

- Não tomar analgésicos, eles podem inibir as habilidades do Thetan (alma).
- Não realizar o parto em hospitais e nem com gritos, o barulho pode traumatizar a criança (de acordo com a Isto É, a esposa de Travolta, a também atriz Kelly Preston, fez o parto de seu filho Jett em casa e em absoluto silêncio).
- Enganar, processar e destruir os inimigos. Não estar nunca na defesa, e sim, no ataque (o que faz seus fiéis moverem infinitos processos judiciais e perseguirem os críticos à religião, além de aprovarem abusos e crimes contra aqueles que representam uma ameaça à devoção da igreja).
- Nunca negar um pedido de doação financeira à instituição. (Fonte:  com Visão-PT)

0 comentários:

Postar um comentário