sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Infográfico: apenas 10 grandes corporações controlam quase tudo que se consome no mundo

The Illusion of Choice

Clique na imagem para vê-la em resolução maior

À primeira vista, temos a ilusão que existe um imenso mercado de ofertas de produtos concorrentes dando-nos a opção de escolha. Mas não é bem assim. Apenas 10 grandes corporações controlam quase tudo que consumimos.
São produtos de primeira necessidade, higiene e beleza, restaurantes, ração animal, doces e sorvetes, roupas e redes de fast-food. Enfim, este gigantesco universo de logotipos, marcas e embalagens multicoloridas é controlado por um restrito grupo de empresas multinacionais.
E não se trata de mais um filme de ficção científica ou mais uma daquelas teorias da conspiração. Esta conclusão é do site PolicyMIc, que produziu o fantástico infográfico "The Illusion of Choice" (algo como “A Ilusão da Escolha”), onde demonstra a nossa reduzida opção de escolha e a suposta coconcorrência de mercado.
Kraft nestle Para se ter uma ideia, entre as empresas citadas, a Kraft é a que controla o maior número de produtos. São mais de 80 itens vendidos no mundo, entre doces, salgados e refrigerantes. Em seguida vem outra empresa de alimentos, a Nestlé (a maior do mundo nesse seguimento), que também controla produtos de beleza e roupas.

0 comentários:

Postar um comentário