segunda-feira, 31 de março de 2014

Com 13 anos, Ekaterina Trusheva projeta nave espacial para chegar a outros planetas mais rápido

Ekaterina Trusheva Ekaterina Trusheva, uma menina russa de apenas 13 anos, apresentou um projeto de nave espacial capaz de alcançar, por exemplo, Alpha Centauri em 42 anos, quando até o momento as naves espaciais existentes precisariam de 50 mil anos para fazer a mesma viagem.
A tal nave foi batizada como “Terra” e teria uma capacidade para 500 pessoas. Os alimentos consumidos seriam sintetizado ou cultivados a bordo através do método de hidroponia, que não precisa de terra agrícola.
Além disso, não seria necessário incluir qualquer fonte energética, já que captaria mediante um “funil magnético” o hidrogênio encontrado no ambiente interestelar. Dessa maneira, se reduziria a massa do veículo e, por consequência, teria a velocidade aumentada.
Alpha Centauri

Alpha Centauri  é o sistema estelar mais próximo do nosso Sistema Solar e está há  4,4 anos-luz de distância.

O projeto foi escolhido por Ralf Heckel, diretor do Instituto internacional de Educação Espacial da Alemanha, para participar com sua equipe da competição de construção de naves espaciais da Nasa para exploração humana.
De acordo com a proposta apresentada pela adolescente, a nave seria construída na órbita da Terra. O hidrogênio seria comprimido e aquecido por reação termonuclear. Propulsores termonuclear e fotônico completariam a nave, dando-lhe mais propulsão e velocidade. Fonte