sexta-feira, 28 de março de 2014

Máfia calabresa fatura mais que o McDonald's

Ndrangheta Com um volume de negócios de 53 bilhões de euros em 2013 (quase 165 bilhões de reais), a poderosa máfia calabresa conhecida como ‘Ndrangheta faturou mais que o McDonald's e o Deutsche Bank juntos.
De acordo com um estudo do Instituto de Estatística Demoskopika, as diferentes fontes de renda da ‘Ndrangheta representa 3,5% do PIB italiano.
O projeto deste estudo foi possível graças à análise de uma série de documentos do Ministério do Interior italiano, da Comissão Parlamentar antimáfia e a Direção de Investigação antimáfia.
Entre as atividades criminosas mais rentáveis figura o tráfico de drogas, com faturamento de 24,2 bilhões de euros e a reciclagem ilegal, com 19,6 bilhões de euros.
Em menor escala, a máfia calabresa também ganha dinheiro com extorsão e agiotagem (2,900 bilhões de euros), desvio de fundos públicos (2,4 bilhões) e jogos de azar (1,3 bilhão).  A venda de armas, prostituição, falsificação de mercadorias e imigração ilegal também são outras fontes de renda (quase 1 bilhão).
Presente em mais de 30 países, a ‘Ndrangheta tem aproximadamente 50 mil membros, distribuídos em 380 grupos ativos, segundo o estudo do Demoskopika. Ela é considerada a mais poderosa e perigosa máfia italiana e uma das mais influentes do mundo. Fonte