terça-feira, 1 de abril de 2014

Perguntas envenenadas em entrevista de emprego

entrevistas de emprego post Chegou a hora. Você vai para a empresa e seu entrevistador te espera com um semblante tranquilo. Você o cumprimenta e se apresenta.  Tudo indica que será uma entrevista de emprego politicamente correta, fácil e confortável.
Você responde de uma forma descontraída às perguntas da entrevista sobre a sua experiência profissional, o seu objetivo de carreira e sua pretensão salarial. De repente, te dá um enorme branco quando você ouve a seguinte pergunta.
- Quantas lâmpadas há neste prédio?  Não é brincadeira, você pode enfrentar esse tipo de perguntas em uma entrevista de emprego.
O Experteer, serviço de emprego de alto nível, sugere que a primeira coisa a fazer é respirar profundamente.  Não tente dar uma resposta rápida ou dar o primeiro número que vier à mente.
Pergunte a si mesmo o que inspirou o entrevistado fazer pergunta. A razão para esta questão não é saber a resposta final, mas conhecer melhor o seu modo de pensar. Trata-se de conhecer de alguma maneira como você é capaz de raciocinar, julgar e usar o bom senso.
Alguns outros exemplos de perguntas curiosas que podem surgir em uma entrevista de emprego:
- Como você move o Monte Fuji?
- Como você pode pesar um elefante sem usar qualquer tipo de equipamento pesado?
- Quantos pontos de ônibus há na cidade de São Paulo?
Leia abaixo algumas regras básicas que você pode seguir para encontrar uma maneira de sucesso para estas perguntas:
1 – Relaxe. Não raciocine de maneira emocional ou cheio de pânico.
2 - Se você acha que precisa de mais informações para responder à pergunta, não hesite em perguntar. Isso pode causar uma impressão positiva ao entrevistador
3 - Faça as contas, desenhe o que achar necessário. Não tenha medo de pedir papel, lápis e calculadora.
4 - Não se apresse. Tomar o seu tempo não é um erro.
5 - Deixe um espaço para surpreender o entrevistador. Caso você não encontre a resposta, uma solução alternativa e original pode ser muito positiva.
Cada vez mais, empresas multinacionais como Google, Nestlé e Microsoft são conhecidas por fazer este tipo de perguntas em entrevistas de emprego. Nos dias de hoje não é muito comum, mas pode ocorrer.
Talvez não haja uma maneira perfeita de se preparar para esse tipo de perguntas, mas o que se pode, sem dúvida, é se preparar mentalmente para elas. Ofertas de emprego em empresas líderes são muito apetitosas, mas durante a fase de entrevistas pessoais podemos encontrar algum "momento difícil". Fonte:

Aliás, esse tipo de  abordagem não é novidade alguma. No ano passado, um site especializado em mercado de trabalho selecionou alguns perguntas absurdas feitas por empresas de tecnologia aos pretendentes a uma vaga de trabalho (leia aqui).