domingo, 11 de maio de 2014

Conchita Wurts, “a diva barbuda”, vence Eurovision

Conchita Wurts post O cantor drag queen austríaco Tom Neuwirth ou Conchita Wurts foi o grande vencedor da 59ª edição do Eurovision 2014, o principal festival de música da Europa e acontece desde 1956 em diferentes cidades do continente.
Com uma voz potente que vem sendo comparada à da cantora Céline Dion, Tom ou Conchita era uma dos 26 finalistas do evento, que aconteceu na noite deste sábado (10) em Copenhague (Dinamarca).
Conchita Wurst se veste como mulher, tem longos cabelos castanhos (peruca) e uma indisfarçável barba grossa. O rapaz gay diz que não é um travesti ou um transexual, mas uma "obra de arte".  "Sou uma mulher no trabalho, mas um homem no tempo livre, e amo isso", disse ele em outubro de 2013, quando foi selecionado para participar do Eurovision 2014.
Aos 25 anos, Conchita conquistou fãs do continente inteiro, tornando-se a “diva barbuda”, mão somente pela extravagância, mas principalmente pela seu talento musical, visto por mas de 170 milhões de telespectadores.

Em 2009, Tom Neuwirth se transforma em Conchita Wurts. Agora ele deseja ganhar o Grammy. Conchita em castelhano é órgão sexual feminino e Wurts em alemão é salsicha. 

A sua interpretação (Rise Like a Phoenix - veja vídeo no final) foi a mais aplaudida e sua vitória foi indiscutível, somando 290 pontos conta 238 do segundo colocado, o dueto Tha Commom Lnnest, seguido pela sueca Sanna Nielsen. 
"Estou muito grata. Este show é dedicado a todos aqueles que acreditam no amor e na liberdade. Nada pode nos deter”, disse o austríaco ao receber o microfone de cristal.