segunda-feira, 19 de maio de 2014

Led Zeppelin, acusado de plagiar Stairway to Heaven

Led Zeppelin  1post O baixista e fundador da banda norte-americana Spirit (foto abaixo), Mark Andes, vai entrar com um processo contra o Led Zeppelin alegando que a famosa “Stairway to Heaven” é um plagio da música "Taurus" (veja vídeos no final).
O objetivo de Andes é fazer com que na próxima reedição do álbum Led Zeppelin IV (1971) seu nome e o de Randy California, falecido em 1997, conste como coautores da música. "Taurus" foi lançada em 1968 e tem no início uma seção muito parecida com a progressão harmônica do clássico da banda inglesa.
DCR044564023 O advogado Alexander Malofiy disse à Business Week que Led Zeppelin fez o show de abertura do Spirit em 1968 e que eles tocaram juntos em outras ocasiões, principalmente a música "Taurus". Aliás, esta não é a primeira vez que Led Zeppelin é acusado de plágio. São vário processos (veja aqui).

A banda vai relançar os seus três primeiros álbuns no mês que vem. Enquanto isso, o guitarrista Jimmy Page disse recentemente disse  que esta farto de Robert Plant adiar os planos de reunião do Led Zeppelin. A última vez que a banda se apresentou foi em 2007, na Arena O2, em Londres. Plant, no entanto, acabou com a possibilidade haver outro concerto, dizendo ser "zero" as chances de o Led voltar.