terça-feira, 24 de junho de 2014

Manuscrito de "Like A Rolling Stone", de Bob Dylan, é vendido por mais de 4 milhões de reais

Like A Rolling Stonepost O manuscrito da letra da canção de Bob Dylan, "Like A Rolling Stone", foi vendido, nesta terça-feira (24) por 2,045  milhões de dólares (mais de 4,4 milhões de reais) em um leilão de curiosidades do mundo do rock na Sotheby's de Nova York (veja vídeo no final).
A música foi composta em 1965 e fez tanto sucesso que transformou Dylan de um cantor folk em um ícone do rock.  O manuscrito também se tornou  a grande joia do leilão “De Elvis ao punk: uma história do rock and roll”, que incluía manuscritos e objetos dos Beatles,  Jimi Hendrix, Elvis Presley e Rolling Stones.
A letra de  "Like A Rolling Stone" retrata a trajetória de um errante solitário, foi escrita a lápis em 4 folhas do bloco de notas do Hotel Roger Smith (Washington),  e inclui desenhos, revisões e anotações (veja aqui a tradução).
No projeto de composição pode-se ver inúmeras correções. O tema também estabelece novos padrões musicais por ser uma canção com mais de 6 minutos, praticamente o dobro do tempo que duravam as que tocavam nas rádios.
O valor pago à canção de Dylan quebrou o recorde de 2010,  quando o manuscrito de "A Day in the Life" (Sgt. Pepper's - 1967), de John Lennon, foi arrematado por 1,2 milhão de dólares. O manuscrito de "A Hard Rain's A-Gonna Fall", também de Dylan, obteve 485 mil dólares na primeira venda da Sotheby's.

"O Santo Graal das letras de rock ocupou o lugar que merece, se tornando o manuscrito de música popular mais caro já vendido em um leilão", disse Richard Austin, da Sotheby's.