sábado, 5 de julho de 2014

A origem e os mestres internacionais da tatuagem

mestres da tatuagempost A tatuagem tem uma História de mais de 5 mil anos. Segundo arqueólogos e historiadores, o registro mais antigo de uma tatuagem foi encontrado no corpo mumificado de Ötzi (foto abaixo), o famoso "homem de gelo do Tirol", datado de 2500 anos antes de Cristo.

Ötzi - tatuagem Etimologicamente, a palavra tatuagem vem do samoano (Polinésia) “tatau”, que significa marcar ou golpear 2 vezes. No século 18, a tripulação do capitão inglês James Cook ficou fascinada quando observou os primeiros samoanos tatuados, daí a palavra tatoo começou a ser usada.
No Ocidente, elas foram por muito tempo ligadas à criminalidade e à rebeldia, antes de se tornarem um código urbano e até um fenômeno de moda. Entretanto, cada povo interpreta os desenhos corporais à sua maneira. Nas sociedades ditas “primitivas”, no Oriente, na África ou na Oceania, as tatuagens tem um papel social, religioso ou místico.
Tatuadores, Tatuados
O Museu do Quai Branly (Paris) montou a maior exposição sobre a história da tatuagem, com o título “Tatuadores, Tatuados”. A mostra vai até outubro de 2015.
Enfim, a tatuagem é considerada hoje uma expressão artística. Mas a dificuldade em fazer dela uma peça de arte devido a sua natureza praticamente efêmera. Ou seja, a tatuagem “desaparece” assim que o tatuado deixa o estúdio do tatuado, sem deixar a peça física para ser exposta. Torna-se na verdade uma relíquia.
A pesar disso, existe atualmente no mundo autênticos artista da tatoo. Veja abaixo. Fonte:
TIN-TIN O francês TIN-TIN, conhecido como o tatuador Jean-Paul Gaultier, fala sobre a sua primeira experiência como tatuador. “Liguei uma fonte de alimentação, coloquei um stencil no meu cliente, mergulhei a agulha na tinta e...Fui em frente.”
Pascal Tourain Pascal Tourain. Tem quase 2 metros de altura e 120 quilos. Seu corpo é tatuado na íntegra (exceto mãos e rosto).
Hirioshi III Hirioshi III é especialista da tradicional tatuagem japonesa. Muitos de seus trabalhos se encontram no Tattoo Museum Yokohama.
Jack Rudy Jack Rudy é tatuador norte-americano. Famoso pela reinvenção do estilo “preto e cinza”, retratos realista e o uso de uma só agulha. É considerado um dos principais tatuadores do mundo.
Amanda Wachob Amanda Wachob faz o impossível com a tinta. Suas obras são perfeitas e parecem ser pinturas reais.
Chaim Machlev Chaim Machlev é conhecido no universo da tatuagem como “De Pontos e Linhas”. Ele é alemão e cria fantásticas tatuagens geométricas apenas com tinta preta.
Marcin Aleksander Marcin Aleksander é polonês. Ele usa tintas incrivelmente brilhantes para alcançar sua marca de tatuagens surreais.
Ondrash Ondrash também esta se tornando famoso no mundo da tatuagem. Seus desenhos são bem próximos da aquarela sobre o corpo. A diferença é que eles são produzidos com agulhas.
Maxime Büchi MXN (ou Maxime Büchi) cria elaboradas tatuagens que parecem gravados no passado. É um dos melhores tatuadores de Londres.
Xoïl Xoïl vive em Paris e tem uma estética de colagem bem próxima do Photoshop.Os resultados são sempre surreal, expansivo e altamente experimental.