quarta-feira, 27 de agosto de 2014

“Whole Lotta Love”, do Led Zeppelin, é eleito o melhor riff de guitarra de todos os tempos

Whole Lotta Love -  Led Zeppelinpost “Whole Lotta Love" do Led Zeppelin, foi eleita a música com o melhor riff de guitarra de todos os tempos pelos ouvintes da BBC Rádio 2, de Londres, entre 100 canções selecionadas por músicos, críticos, produtores de música e DJs. “Sweet Child O´ Mine”, do, Guns N’ Roses, ficou em segundo, e “Back In Black”, do AC/DC, veio a seguir.
Esta música foi lançada em 1969 no álbum “Led Zeppelin II”. Mas vale lembrar que o hit foi acusado de plágio pelo compositor Willie Dixon. Tanto que ele chegou a ser incluído como autor. "Whole Lotta Love” é um dos riffs de guitarra mais importantes do século 20", disse o produtor musical Steve Levine, que participou da seleção.


Esse riff é verdadeiramente um grande clássico do rock, que acabou se tornando referência para músicas de diversos estilos e gerações. A britânica pop/R&B Leona Lewis  se apresentou ao lado de Page no encerramento das Olimpíadas de Pequim, em 2008,  cantando a música (vídeo acima). Kiss, Aerosmith, Slash e Oasis, entre outros, também fizeram covers ou introduções do riff em versões de canções próprias.
"Estou nocauteado pelo voto. Eu queria um riff que tocasse o coração de todas as pessoas", disse Jimmy Page ao site da BBC, quando soube da notícia. Veja abaixo os top 10 e no final.
1. 'Whole Lotta Love' - Led Zeppelin
2. 'Sweet Child O'Mine' - Guns 'N' Roses
3. 'Back in Black' - AC/DC
4. 'Smoke On The Water' - Deep Purple
5. 'Layla' - Derek and The Dominoes
6. 'How Soon Is Now?' - The Smiths
7. 'Down Down' - Status Quo
8. 'Money For Nothing' - Dire Straits
9. 'You Really Got Me' - The Kinks
10. 'Money' - Pink Floyd

0 comentários:

Postar um comentário