quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Os Vingadores serão estudados em universidade

Os Vingadores da Marvelpost Thor, Homem de Ferro, Hulk e cia. são agora material de estudo universitário. O universo cinematográfico da Marvel será objeto de um curso de História da Universidade de Baltimore (EUA), em 2015.
Com o nome de "Media Genres: Media Marvels", as aulas serão administradas por Arnold T. Blumberg – um historiador especializado em comics e cultura pop. O objetivo do curso é examinar como a série de filmes, séries de TV, quadrinhos e outras mídias correlatas da Marvel oferecem visões importantes sobre a cultura moderna.
Outro grande objetivo do curso, é ajudar os alunos entender a obsessão de nossa cultura com os super-heróis e supervilões e o último grande sucesso da Marvel: “Guardiões da Galáxia”.
"Uma das coisas que iremos fazer é mergulhar no impacto de ‘Guardiões da Galáxia’, que demonstrou 2 coisas: que as audiências de filmes populares não estão nem um pouco cansadas dos longas de super-heróis, e que a Marvel Studio pode lançar agora uma ficção científica que tenha de fato árvores falantes e guaxinins", disse Arnold.
"Não é que eles estejam se acomodando. Eles basicamente criaram um universo no qual os fãs podem aceitar totalmente essas características, e estão preparados para muitas outras”, sinaliza o professor.
De acordo com Arnold, os longas da Marvel criaram um quadro no qual é possível abordar assuntos contemporâneos, como "a natureza do heroísmo, as grandes responsabilidades que vêm com muito poder e nossa vontade de trocar a liberdade pela segurança", entre outros.
"Temos uma geração crescendo com esses personagens e esse universo totalmente mapeado. Podemos discutir que nada do tipo jamais foi feito”. Fonte