sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Poderoso radiotelescópio Alma transforma em música sinais enviados por uma estrela morrendo

Alma Music Box Inaugurado em 2011, o Alma (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, em inglês) é o mais poderoso radiotelescópio do mundo. Localizado no deserto de Atacama (Chile), ele tem um alcance de 13 mil milhões de anos-luz, com capacidade para estudar em detalhe a formação de planetas, estrelas e galáxias.
A principal missão da Alma é coletar dados e imagens de radiação eletromagnética de estrelas e planetas no momento de sua criação: o telescópio pode ser o instrumento que finalmente nos permite desvendar muitos dos mistérios sobre a origem da vida na Terra.
Antenas do Tlescopio Alma
O Alma é o maior telescópio já construído e possui 66 antenas.
Já o Alma Music Box é o nome dado ao projeto que transforma alguns dados captados pelo radiotelescópio Alma e os transforma-los em sons musicais. Ou seja, trata-se mais de uma acão artística que astronômica.
O Alma Music Box é um aparelho semelhante ao toca-discos de vinil. Ele capta os sinais obtidos pelo Alma e envia para 70 discos, um para cada frequência. Ouça abaixo os sinais de uma estrela morrendo transformados em música. Fonte
Alma Music Box 1