terça-feira, 18 de novembro de 2014

X-burguer sai de sena e entra o dito gourmet: conheça os hambúrgueres mais caros do mundo

X-burguerpost Já há algum tempo o hambúrguer tem se revelado uma grande paixão paulistana, depois da pizza, é claro. Entretanto, estamos atualmente na  moda dos  hambúrgueres ditos gourmet.
Aqueles que basicamente não são feitos apenas com pão, carne, queijo, alface e tomate, como o  velho e bom “X-burguer” (o “X” no caso é uma corruptela do som “cheese”, palavra inglesa para queijo).
Enfim, o hambúrguer é um sanduíche bem popular no Ocidente e pode receber diversos acompanhamentos, como queijos, saladas, molhos e até vários tipos de carne. Já o gourmet, o céu é o limite:  trufas,  caviar e queijos caríssimos. E em alguns casos acompanhado por utensílio de ouro. 
Então vamos aos hambúrgueres mais caros do mundo. Só não posso dizer se são igualmente deliciosos como muitos X-burgueres-salada que tenho comido por ai. Se são hambúrgueres, também tenho dúvida. Note que quase todos são composto por foie gras (*) e trufas.
FleurBurguer Detalhe - Nesta lista não considerei os hambúrgueres acompanhados por bebidas ou qualquer outro ingrediente que isoladamente representam basicamente o preço total do que é servido, como é o caso do "FleurBurguer" (foto acima) , vendido no Fleur de Lys, em Las Vegas (EUA).
Ele é feito com foie gras e molho especial de trufas, acompanhado por trufas negras e uma garrafa de Chateau Petrus 1990, que custa por volta de 4,8 mil dólares. Preço final: 5 mil dólares (quase 13 mil reais).
666 Burguer "666 Burguer" (666 dólares: 1.720 reais) – Ele é servido no Trailer Privê 666 Burger, em Nova York. Composto por froie gras, queijo Gruyere, lagosta, caviar e trufas.
Serendipity Burger “Serendipity Burger” (295 dólares: 762 reais) - Serendipity 3, em Nova York. Composto por carne bovina Wagyu (japonesa)com trufas, sal do Pacífico, queijo cheddar produzido James Montgomery (inglês), trufas negras, ovo de codorna frito, coberto com blini, creme fraiche e caviar de beluga Paramout. É espetado por um palito de ouro com diamante na ponta.
The Burger “The Burger” (200 dólares: 516 reais) - One Burger King, em Londres. Composto por  carne bovina Wagyu, trufas brancas, fatias de presunto espanhol Pata Negra, cebola Cristal e molho com vinagre balsâmico de Modena, sal rosa do Himalaia, vinho branco orgânico, açafrão iraniano e trufas brancas.
The DB Royale Double Truffle Burger  “The DB Royale Double Truffle Burger” (120 dólares: 310 reais) - Bistrô Moderne, em Nova York. Composto por costela bouvina cortidas em vinho tinto, foie gras, mistura de vegetais e trufas negras.
Million Rupiah Burger “Million Rupiah Burger “ (108 dólares: 280 reais) - Hotel Four Seasons, Jacarta. A carne é recheada com foie gras e coberta com cogumelos Portobello e peras coreanas. 
(*) Foie gras é a gordura retirada o fígado de pato ou ganso superalimentados.