quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Novo algoritmo calcula quais são os filmes mais impactantes e influentes de Hollywood

Filmes mais influentes de Hollywwod - AAcreditoO “Mágico de Oz” é o filme de Hollywood mais impactante da História, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Northwestern de Illinois (EUA) e publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas desenvolveram um novo algoritmo que permite avaliar a qualidade e a importância de um produto criativo, como um filme ou um livro, com base em estatísticas e críticas.
O algoritmo foi desenvolvido tendo como base o cinema norte-americano, pois segundo os cientistas envolvidos nas pesquisa, é o mercado que oferece uma maior visibilidade, diversidade de dados objetivos e subjetivos, sejam estatísticas, opiniões, críticas ou o número de vezes que um filme é citado ou quando serve de referência em outro filme, por outro diretor ou produtor.
Judy Garland em O Mágico de Oz - ACom esse algoritmo, os pesquisadores concluíram, depois de cruzarem informações sobre mais de 15 mil filmes listados no site Internet Movie Database, que "O Mágico de Oz" (1930), protagonizado por Judy Garland, é o filme que tem a melhor qualidade, o maior impacto e influência nos EUA, seguido por "Guerra nas Estrelas" (1977), de George Lucas, e "Psicose" (1960), de Alfred Hitchcock.
"O que quisemos fazer foi tentar resolver a seguinte questão: de que forma podemos avaliar a qualidade de produtos criativos, sem ter de depender apenas de especialistas e dos seus critérios subjetivos”, explica o cientista Luís Nunes Amaral, diretor da Instituto de Sistemas Complexos da Northwestern. Fonte: Agência Lusa e Estadão.
Veja abaixo a classificação dos 10 filmes mais influentes de Hollywood, segundo o estudo.
1 - O Mágico de Oz (1939).
2 - Guerra nas Estrelas (1977).
3 - Psicose (1960).
4 - Casablanca (1942).
5 - E o Vento Levou (1939).
6 - King Kong (1933).
7- Frankenstein (1931).
8 - O Poderoso Chefão (1972).
9 - Cidadão Kane (1941).
10 - 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

1 comentários:

  1. Anônimo diz:

    Um fato curioso é que todos os filmes são antigos... O que me leva a crer que o algoritmo não é tão inteligente assim. O que ele fez na verdade foi coletar os filmes que continham dados massivos (isso explicaria o motivo da lista só conter filmes antigos - os mais atuais não possuem tantas criticas quanto os antigos).

Postar um comentário