domingo, 11 de janeiro de 2015

Quanto pode ganhar um cibercriminoso de sucesso?

Cibercriminoso.Quanto pode ganhar um cibercriminoso?  Bem, segundo um estudo recente da Kaspersky lab, ele pode faturar até 20 vezes mais sobre o valor investido em uma operação criminosa de sucesso.
“Comprar malware não é um problema nos dias de hoje. É muito é simples encontrá-lo em vários fóruns de hackers e é relativamente barato, o que o torna uma ferramenta bem atraente para faturar dinheiro fácil", afirma Vicente Díaz, analista principal de segurança da Kaspersky.
TrojanPara  criar uma página de phishing, por exemplo,  que reproduza fielmente uma rede social e realizar um grande ataque de spam com um link para um site falso custa hoje em média 150 dólares. Se forem 100 vítimas,  os criminosos podem conseguir obter um lucro de 10 mil dólares, vendendo os seus dados confidenciais a quem interessar.
Por outro lado, um  vírus do tipo "Mobile Trojan blocker " é muito caro. Comprá-lo e distribuí-lo tem um custo médio de cerca 1.000 dólares. Já o  preço que os criminosos cobram pelo desbloqueio de um smartphone varia entre os 10 e 200 dólares, o que significa que, com 100 vítimas potenciais, ganhariam mais de 20 mil . A recompensa é muito maior que o investimento realizado.
Trojans bancáriosEntretanto, a cereja do bolo para os cibercriminosos são os Trojans bancários,  cujo objetivo é colocar a mão em dinheiro vivo. Para efetuara essa "transação bancária",  eles chegam a gastar  cerca de 3 mil dólares no malware, no exploit e num mailing de spam, mas podem obter mais de 72 mil dólares (cerca de 200 mil reais) com a operação. O prejuízo média de cada vítima é de  aproximadamente 722 dólares.
Aliás, o  Brasil foi o país mais atacado por trojans bancários em 2014, de acordo com informações da Kaspersky. Para ficar no topo desse ranking nada agradável, o país registrou quase 300 mil usuários atacados no ano, ficando à frente de Rússia e Alemanha.