segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Revista Cosmopolitan britânica traz capa polêmica para denunciar os "crimes em nomes da honra"

Shafilea Ahmed AAA credito
  A edição de fevereiro da revista Cosmopolitan britânica apresenta um capa bem impactante. Nela se vê uma jovem sendo sufocada por um saco plástico, com o objetivo de chamar a atenção sobre os “crimes em nomes da honra”.
A imagem foi inspirada no caso Shafilea Ahmed, uma jovem britânica e de origem paquistanesa de 17 anos, brutalmente assinada pelos seus pais, em 2003, depois de ter recusado um casamento arranjado. 
Seus pais a assassinaram sufocado-a em um saco plástico na presença de seus irmãos mais jovens. A imagem foi criada por Leo Burnett e faz parte de uma campanha para chamar a atenção sobre esse tipo de crime.
Pais de Shafilea Ahmed
Os pais de Shafilea Ahmed foram julgados em 2012 e condenados a 25 anos de prisão.
Shafilea Ahmed 1 Louise Court, editora-chefe da Cosmopolitan, justificou a escolha deste tema, que de alguma forma não deixa de ser polémico. “Lançamos a nossa campanha “Britain’s Lost Women” para quebrar o silêncio e chamar a atenção sobre a crueldade que acontece dentro de casa”. 
No canto inferior esquerdo da imagem se lê a frase "Shafilea foi sufocada por seus pais diante de seus irmãos”. A campanha inclui ainda um vídeo de 7 segundos (veja abaixo) que mostra o invólucro de plástico da revista sendo rasgado, com o objetivo de simbolizar a libertação das mulheres face a este tipo de violência. Fonte