quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cinema Novo perde a sua musa, Odete Lara

Odete Lara AAAcredito Morreu nesta quarta-feira (4) a atriz e cantora Odete Lara, aos 85 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda é desconhecida, mas o velório e cremação já estão marcadas para acontecer em Friburgo (RJ).
Sua carreira no meio artístico começou como modelo, participante do primeiro desfile de moda do Brasil, realizado pelo Museu de Arte Moderna (MASP), em 1951. Esse evento também foi o primeiro desfile da Christian Dior no Brasil. Detalhe: os modelitos foram desenhados por Salvador Dalí. Abaixo, Odete Lara é clicada pelo fotógrafo francês Jean Manzon.
Odete Lara por  Jean ManzonEm seguida, começou atuar na televisão, passando pela TV Tupi e Excelsior, nas décadas de 1960 e 70. Foi considerada a musa do Cinema Novo. Suas primeiras novelas foram “Luz de Gás”, “As Bruxas”, “A volta de Beto Rockfeller” e “Em Busca da Felicidade”. Em 1956, também estrelou seu primeiro filme, “O Gato de Madame”.
Odete tinha em seu currículo mais de 40 filmes, entre eles, "Bonitinha, mas ordinária" (1963) e "Vai trabalhar, vagabundo" (1973). Além de atriz, ela também cantava e chegou a dividir o palco com nomes como Vinicius de Moraes e Chico Buarque.
Odete Lara 8AQuando estava no auge da carreira, se converteu ao budismo, largou o estrelato e se isolou em Friburgo. Em 2011, a atriz foi homenageada em um festival que mostrou sua retrospectiva no cinema em 3 capitais brasileiras.
Na ocasião, ela disse que estava "cansada de tudo, completamente pirada" e que não havia desistido da carreira artística por causa do budismo.
Odete Lara em gravação musical com Chico Buarque e MPB 4.
"Nem sei se mereço a homenagem. Eu era boa atriz, tinha intimidade com a câmera, era paixão mútua. Mas depois enjoei", disse ela, que foi dirigida por Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Walter Hugo Khoury, entre muitos outros. Fonte: Portal Terra
No vídeo abaixo, cena do filme "A estrela Sobe" (1972) em que Odette Lara faz uma maravilhosa interpretação de "Nada Além".

Odete Lara 1
Odete Lara 2
Odete Lara 10
Odete Lara 5A
Odete Lara 3
Odete Lara 5
Odete Lara - livro
Odete Lara 7A

0 comentários:

Postar um comentário