domingo, 8 de março de 2015

Homer Simpson descobriu a “Partícula de Deus” 14 anos antes dos cientistas, diz físico em livro

Homer Simpsons - Partícula da DeuscreditoEm o episódio “O Mágico de Springfield”, de “Os Simpsons”, exibido originalmente em 1998, Homer Simpson decide se tornar um inventor e é visto em frente a um quadro negro resolvendo uma complexa fórmula matemática.
Segundo o físico e autor do livro “Os Simpsons e seus segredos matemáticos", Simon Singh, o pai da família de Springfield praticamente previu a massa da partícula elementar do Bóson de Higgs, a famosa “Partícula de Deus”, 14 anos antes. A descoberta aconteceu em 2013. Veja aqui.
"Aquela equação prevê a massa do Bóson de Higgs, algo que só foi definido 14 anos depois. ‘Os Simpsons’ é o programa de TV mais matemático a ir ao ar no horário nobre. Muitos telespectadores são matemáticos", disse Simon.
Bóson de HiggsAcima temos Ilustração que mostra a colisão de prótons medida pelo Solenoide de Múon Compacto (CMS), um dos detectores de partículas construídos no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês).
A observação do Bóson de Higgs só foi possível graças a construção do maior acelerador de partículas do mundo.  Inaugurado em 2008, o LHC custou mais de 10 bilhões de dólares para ser construído.  O equipamento tem 27 km de circunferência e está localizado na fronteira da Suíça com a França.