domingo, 29 de março de 2015

Kirobo, o robô astronauta japonês é premiado pelo Guinness Book por 2 recordes no Espaço

Robô Kirobocredito  O robô astronauta japonês Kirobo foi reconhecido na última sexta-feira (27) com 2 recordes no Guinness Book por sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), ao ser o primeiro autômato galáctico e o androide que manteve uma conversa na maior altitude já registrada. Suas primeiras palavras foram: "De cima, a Terra brilha como um LED azul".
O robô recebeu nesta sexta-feira o reconhecimento no Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação (Miraikan) de Tóquio, onde a equipe de desenvolvimento do robô apresentou um relatório e projetou um vídeo das atividades de Kirobo a bordo da ISS.
Robô Kirobo 1O robô, desenhado para se comunicar com humanos e fazer companhia aos tripulantes da ISS, chegou à plataforma em agosto de 2013, onde permaneceu 18 meses, e manteve sua primeira conversa com o astronauta japonês Koichi Wakata em dezembro do mesmo ano, concretamente, a 414,2 quilômetros sobre o nível do mar.
Ele tem 34 centímetros de altura e aproximadamente um quilo de peso. Entre as suas funções estão o reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural, sínteses de voz, funções de telecomunicações, gestos, reconhecimento facial e gravação de vídeo.
Robô Kirobo 2O objetivo do projeto Kirobo é estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante longo período. Ele retornou à superfície terrestre em fevereiro deste ano a bordo do CRS-5 Dragon da empresa americana de transporte aeroespacial SpaceX. Fonte