quinta-feira, 12 de março de 2015

Quem usa camiseta com a estampa dos Ramones nunca ouviu ou seguer conhece o grupo, diz estudo

Ramonescredito  Esse é o dilema interminável. Quem usa uma camiseta com a estampa de uma determinada banda de rock é fã e conhece profundamente a sua discografia?
Bem, para tentar lançar luz sobre essa questão espinhosa, a marca de camisetas Fruit of the Loom fez uma pesquisa e chegou a uma conclusão bem clara: as camisetas com estampa da banda punk Ramones são usadas ultimamente  “apenas” por pessoas que não conhecem e nunca ouviram o grupo. Ou seja: trata-se de um poser, uma pessoa que quer ser uma coisa que não é, e nunca será.
O termo “apenas” foi aplicado pelos autores do estudo com base nas conclusões das pesquisas. Acredito, entretanto, que o uso categórico dessa expressão foi, de certa forma, radical, pois ainda existe muitos fãs da banda que usam as tais camisetas e conhecem muito bem as suas canções. Mas, enfim.
Camiseta do Che Guevara“Nosso estudo chegou à conclusão que, no lugar de ser uma expressão de fanatismo pelos Ramonoes, a camiseta é usada pelos adolescentes como um uniforme de 'anticonformismo'  por adolescentes 'angustiados'. É mesmo situação dos apolíticos que usam a do Che Guevara”, disse o porta-voz da Fruit of the Loom.

Ao que parece, a Fruit of the Loom está certa. Durante o Rock in Rio 2013, o portal Terra fez uma reportagem com o público feminino que usava camisetas dos Ramones. Constatação: nenhuma das consultadas sabia dizer o nome de um álbum da banda ou mesmo uma única canção. Nem mesmo os nomes dos integrantes da banda elas sabiam. E note que eles então gravados na camiseta.

Para quem não sabe, Ramones é uma banda norte-americana e uma das precursoras do punk rock formada em 1974. O trio original era composto por Joey Ramone nos vocais e bateria, Johnny Ramone na guitarra, Dee Dee Ramone no baixo e Tommy Ramone como empresário da banda. O último show foi realizado em Los Angeles, em 6 de agosto de 1996.
Joey falece em abril de 2001, vítima de linfoma. Pouco mais de um ano após a morte do vocalista, Dee Dee é encontrado morto em sua casa em Los Angeles. Em 2004, foi a vez de Johnny, que morreu após uma longa batalha contra o câncer.
Em junho de 2010,  a revista Paste nomeou os 10 maiores hits da banda.  Além da seleção, a revista justificou suas escolhas, confira abaixo.
10. “Rock N' Roll High School” - Canção divertida, assim como o filme homônimo.
9. “I Wanna Be Sedated” - Para uma canção triste, ela faz as pessoas felizes, funciona até com crianças de quatro anos de idade.
8. “Beat on the Brat” - Dee Dee Ramone conta que Joey compôs essa letra ao ver uma mãe correndo atrás do filho para bater nele.
7. “The KKK Took My Baby Away” - Canção que ganhou covers de nomes como Pearl Jam e Marilyn Manson.
6. “I Wanna Be Your Boyfriend” - Apesar do seu jeito sarcástico, Joey mostrou que era um sujeito romântico.
5. “Cretin Hop” - Batizada por causa de uma rua em Minnesota, EUA, a canção faz parte da trilha sonora do filme "SLC Punk".
4. “Rockaway Beach” - A canção fala sobre uma praia que era muito visitada por Dee Dee Ramone.
3. “Sheena is a Punk Rocker” - Quando Thurston Moore faz cover de uma canção sua, pode saber que você acertou.
2. “Judy is a Punk” - 1 min e meio de pura perfeição.
1. “Blitzkrieg Bop” - Se você não sabia que essa seria a música número 1, está enganando a si mesmo (confira vídeo abaixo).