quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Internet está cada vez bem mais lenta em todo o planeta. E a culpada não é só a sua conexão

InternetPor Zém - Aqui no Brasil estamos sempre reclamando da velocidade na Internet. E uma queixa comum é o baixo rendimento de nossa conexão. Mas não somo os únicos.  A navegação está realmente mais lenta em todo o planeta.
Segundo informação da HTTP Archive, o carregamento das páginas web estão levando mais tempo para serem concluídos devido ao aumento progressivo do peso das mesmas. Enquando isso acontece, a velocidade de conexão não cresce no mesmo ritmo. Mas não é só isso.
intenet lenta 01Quando você entra em uma página web qualquer e percebe que seu carregamento é lento, pode ser que não seja a sua conexão ou qualquer outro problema com seu equipamento. Há 3 ou 4 anos, o peso médio dessas páginas girava em torno de 1 MB. Hoje, entretanto, ele é de 2,1 MB, ou seja, mais que o dobro.
Atualmente, os motivos por esse inchaço na web é o investimento em imagens cada vez maiores e mais pesadas, quantidade de vídeos, passando pelos plug-ins de interatividade. Hoje, as imagens e vídeos ocupam 73% do espaço de um site. E tudo isso é feito para tornar os sites mais atrativos e interessantes visualmente. 
web responsivaOutro fenômeno responsável por essa carga é a web responsiva. Alguns sites chegam a ter 50 tamanhos diferentes de imagens que podem ser requisitadas para se encaixar melhor na tela de um celular, tablet ou desktop. Também é necessária programação extra para que tudo funcione adequadamente.
Há ainda o fato de que os sites estão começando a abraçar uma criptografia mais forte para se tornarem mais seguros, o que requer mais programação e poder de processamento de dados.
fontes customizadasOutro fator pouco lembrado é o crescimentos nos últimos tempos das fontes customizadas. Alguns desenvolvedores criam suas próprias fontes para se diferenciar do restante. A transferência de fontes, que representava apenas 1% do peso de uma página, agora se estendeu para 5%.
Enfim, os administradores devem levar em conta o tempo que as páginas levarão para carregar junto de outros fatores para manter as visitas. Se livrar de coisas desnecessárias como o flash e migrar de vez para o HTML5 é um bom começo. Evitar banners, que irritam muito é uma outra medida prática, além de maneirar nos ads. Fonte: CNN
Lentidão de Internet