quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que acontece ao corpo depois de um Big Mac?

Big Mac APor Zém - Não se pode negar a delícia de um fast food. Entretanto, esse tipo de alimento quando consumido de forma descontrolada é muito prejudicial à saúde, isso porque ele tem um alto teor de gorduras saturadas, sódio e açúcares.


Esse é, por exemplo, o caso do Big Mac, composto por carne, alface, tomate, cebola, picles, queijo cheddar e o seu tal molho especial.
Mig Mac - infográficoPois bem, com o propósito de nos mostrar o que acontece com o nosso corpo depois da ingestão desse hambúrguer do McDonald's, o site FastFoodMenuPrice compôs um infográfico muito interessante sobre o assunto.
Coca Cola - infográficoNa verdade, essa não é a primeira vez que esse tipo de trabalho é feito. Em março deste ano, o The Renegade Pharmacist nos mostrou como o que acontece com o nosso corpo depois de consumirmos uma lata de Coca-Cola. Veja acima.
Big Mac - calorias10 minutos depois – O cérebro começa a preferir alimentos ricos em calorias, uma vez que a quantidade de açúcar no sangue sobe para níveis anormais e a sensação de prazer é quase plena devido à liberação da dopamina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. Este primeiro efeito do Big Mac (no Brasil ele tem 494 calorias e nos EUA 540), com é semelhante ao que acontece após o consumo de algumas drogas.
Sodio20 minutos depois – A quantidade exagerada de frutose e sódio existente no hambúrguer faz com que o corpo queira mais destes dois nutrientes que, por si só, já são viciantes.
pressão arterial30 minutos depois - O sódio começa a atacar o corpo, que fica desidratado e deixa o cérebro incapaz de distinguir entre fome e sede – o que faz com que se ataquem as batatas fritas ou até mesmo outra dose. Além disso, os rins começam a sentir dificuldade em expulsar o sal e, por isso, o coração começa a bater com mais intensidade, levando maiores quantidades de sangue para as veias, o que aumenta a pressão arterial.
Frita - Big Mac40 minutos depois - Os níveis de açúcar no sangue ficam descontrolados e o corpo só consegue ‘pensar’ em repetir o hambúrguer, ou comer qualquer outro alimento que se encaixe em fast food. A sensação de fome tende a aumentar.
Processo Di9gestivo1 hora depois - Começa definitivamente o processo de digestão, que pode demorar mais do que 3 dias devido à elevada quantidade de gordura ingerida. De acordo com o infográfico, as gorduras trans do hambúrguer demoram 51 dias sendo digeridas, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos, principalmente quando a refeição é repetida com frequência.